Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Visto Para Yonsei Adiado Pelo Governo

Liberação do visto para a quarta geração (nikkei yonsei) corre, inclusive, risco de ser cancelada.

Liberação do visto para a quarta geração (nikkei yonsei) corre, inclusive, risco de ser cancelada.

Tudo, outra vez, graças ao Primeiro Ministro Shinzo Abe.

O que sabemos até agora é que a portaria - que supostamente regulamentaria o visto para yonsei - foi adiada. Yoji Kobayashi, do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão afirmou à imprensa que “no momento, a Câmara dos Representantes do Japão foi dissolvida e até o dia das eleições, 22, estão de recesso”
Siga nossas redes sociais
YouTubeInstagram - Facebook - Twitter

Por isso, a portaria do Ministério da Justiça que estava inicialmente prevista para ser votada novembro não verá a luz tão cedo. Segundo o jornal (fonte da notícia), em junho do ano passado foi expedida uma solicitação de permissão de residência aos yonsei pelo então Embaixador do Japão no Brasil Kunio Umeda, fruto da solicitação em conjunto por 6 organizações nikkeis.

Leia também: Recorde de Apreensão de Drogas em Gifu

Em outubro (do ano passado), foi adotada uma declaração da convenção que solicita o visto para o yonsei. Em julho deste ano, durante a visita do parlamentar Mikio Shimoji, do Partido da Restauração, ao Brasil, ele mencionou a possibilidade do visto para yonsei aos moldes do Working Holliday (um tipo de visto que já existe no Japão).

Leia também: Suicídio e Processo Contra a Mitsubishi

Na ocasião, ele afirmou que o visto seria concedido apenas para pessoas com idade acima dos 18 anos, sem mencionar outras restrições. No entanto, em 31 de julho, o jornal japonês Yomiuri estampou uma matéria sobre o assunto, afirmando categoricamente que a idade dos solicitantes seria limitada entre 18 a 30 anos, exigiria-se conhecimento equivalente ao nível 4 do Teste de Proficiência do Idioma Japonês e que, no momento, da solicitação ou renovação do visto (onde seriam conduzidas entrevistas ou testes de língua japonesa) não seria permitido o acompanhamento de alguém da família.

Leia também: Japão - Mais de 67 MIL centenários

E tem mais: nas palavras de políticos, “O nikkei de quarta geração – yonsei – atuaria como uma ponte entre as sociedades japonesa e nikkei, tornando-se alguém com conhecimentos da cultura japonesa. Quando do seu retorno ao Brasil, se tornará um elemento ativo na sociedade”, o que indicou, para muitos, que um visto de residência permanente estava fora de questão.

E agora parece que tudo voltou à estaca zero...

Siga nossas redes sociais

Comentários