Brasileiros no Japão e a saudade do Brasil


Brasileiros no Japão e a saudade do Brasil

Explicar os sentimentos humanos não é uma tarefa fácil para ninguém, também não vim aqui tentar fazer isso. Umas desde sentimentos que pode ser considerado um dos mais desafiadores, é saudade.
A saudade de um grande amor para quem ama, a saudade de casa para quem mora longe. No caso de hoje vamos ver esta. A saudade que os brasileiros sentem do Brasil.

Siga nossas redes sociais
YouTubeInstagram - Facebook - Twitter

Após conhecer alguns brasileiros que moram no Japão, pudemos perceber algumas peculiaridades de coisas que cada um sente falta, um exemplo é a comida.
Renato, de 32 anos contou que em seu primeiro ano no Japão o mais difícil para se adaptar foi a sua alimentação, que mudara completamente. Então depois de mais de um ano se acostumando teve outro obstáculo, quando seu intercambio teve fim ao voltar ao Brasil sentiu falta, desta vez, da comida japonesa, agora que já estava acostumado. Ele ainda diz: “...A primeira coisa que você sente falta, do lugar onde você mora, quando você muda de país é comida...”.

Depois da comida vem o calor humano que o Brasil tem, segundo Renato, é muito diferente o tipo de convivência que se tem do outro lado do mundo. Ele completa: “...não é que nem os animes mostram, não, de todo mundo conversando no meio da rua, sorrindo e tal.”

Brasileiros sofrem mais com a saudade de que com clima.


Diferente do que muita gente pensa, o clima do Japão é uma das coisas que os brasileiros que lá moram menos reclamam.
Para quem mora em um país tropical é muito difícil a adaptação ao um país com um inverno mais rigoroso, mas isso não fica muito evidente uma vez que a distância da sua terra natal o faz sentir falta de muitas coisas, família, amigos, comida, costumes, clima quase não é lembrado.

Siga nossas redes sociais

Comentários