Estamos a Instantes de Sermos Atingidos por um Tufão!

O Japão é propenso a ser atingido por tufões - e mais um está chegando!

O Japão é propenso a ser atingido por tufões - e mais um está chegando!

Em japonês, os tufões são chamados de Taifuu, e ocorrem quando o aquecimento da água dos mares causa grande evaporação, formando nuvens instáveis que acabam se transformando nesses monstros de ventos e chuva.

O fenômeno acontece em épocas quentes, como agora no verão, entre os meses de junho e setembro, e é preciso estar atento aos alertas divulgados pela TV, rádio ou internet, para saber alguns detalhes sobre o aviso que é emitido.

Siga nossas redes sociais
YouTubeInstagram - Facebook - Twitter

Em caso de calamidade, as autoridades podem decretar “HINAN KANKOKU = aviso para se refugiar” ou “HINAN SHIJI = ordem para se refugiar”. Veja a diferença:

- 避難準備情報 = HINAN JYUNBI JYOOHOO (Informe para preparar-se para refúgio) Portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que precisem de mais tempo para se refugiar devem estar atentos a este aviso.

- 避難勧告 = HINAN KANKOKU (Aviso para refugiar-se) Este alerta é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos. É neste momento que pessoas comuns, que normalmente não tem dificuldades para se refugiar, devem dar início a essa ação.

Veja também as bebidas mais bizarras do Japão aqui!

- 避難指示 = HINAN SHIJI (Ordem para refugiar-se) Este alerta soa quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa de refúgio e deve ser realizada de fato. Quando for dado qualquer tipo de alerta de refúgio, façã-o prontamente.

E mesmo quando nenhum alerta for dado, é melhor prevenir do que remediar, portanto tome a decisão por conta própria e refugie-se com antecedência.

Algumas medidas também são úteis para proteger a si mesmo e sua família.

1 – Recolha tudo que houver nas áreas externas de sua casa ou apartamento (roupas do varal, vaso de plantas, etc)

2 – Tenha uma lanterna (ou, em tempos modernos, tenha se smartphone com a bateria sempre carregada) para caso acabe a luz ou tenha que se refugiar. Tenha também um Kit Básico de Emergência preparado - com água, comidas enlatadas, bolachas etc.

4 – Feche janelas, portas corrediças, portas e persianas corretamente e tranque-as.

5 – Combine com familiares e amigos locais de encontro próximos, pois nada garante que as operadoras de celular irão estar funcionando

7 – Não saia sem necessidade.


Siga nossas redes sociais

Comentários