Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Curiosidades Samurai

Esses guerreiros japoneses lendários tinham costumes muito especiais.

Esses guerreiros japoneses lendários tinham costumes muito especiais.

É muito difícil pensar no Japão e não lembrar dos samurais. Eles já foram abordados em filmes, quadrinhos, jogos de RPG e, inclusive, animes. Quem não se lembra d'O último Samurai, estrelado por Tom Cruise? Ou do anime Drifters? Ou d'Os Sete Samurais de Akira Kurosawa?

Siga nossas redes sociais
YouTubeInstagram - Facebook - Twitter

De fato, a cultura samurai ainda desperta interesse, seja por admiração ou curiosidade. Por isso, decidimos listar algumas curiosidades sobre esse universo.

- Com a restauração da era Meiji, os samurais perderam espaço para a classe mercante.

- Na era Edo, apenas os samurais tinham direito a ter um sobrenome.

- Os samurais agiam de acordo com o Bushido. Com origem no budismo, ele ensina a lealdade, disciplina, respeito, humildade e conduta ética, e na Segunda Guerra Mundial, foi extremamente atacado pelos americanos, que o consideravam "a origem da maldade japonesa".

- Os samurais integravam cargos altos no xogunato. Faziam parte da classe alta no Japão, eram altamente educados, se dedicando não apenas a arte da espada. Estudavam caligrafia e pintura, e tudo ligado a arte.

- Apesar da katana ser a arma mais lembrada, o arco e a flecha eram muito usados na filosofia Kyuba no Michi. Eles carregavam três armas, uma espada longa, uma curta e uma adaga. E, se você assistiu ao anime Drifters, também sabe que muitos usavam mosquetes e outras armas de fogo rudimentares.

- As espadas (katanas) eram feitas a mão, uma por uma, com significados especiais para cada samurai. Não eram fabricadas à toa, apenas sob encomenda ou dedicadas a um guerreiro em especial.

- O "wakashudo" era comum entre os samurais. O termo se tratava de relações íntimas entre seus guerreiros, que evoluíam para uma forte amizade.

- Apesar da palavra harakiri ter se popularizado, esse termo é considerado desrespeitoso entre os mais tradicionais. A expressão correta é seppuku.

- Inicialmente, a tarefa dos samurais era a de proteger os coletores de impostos, mas com o tempo eles ganharam funções militares e prestígio no império.

Siga nossas redes sociais

Comentários