Robôs Começam a Substituir Trabalhadores em Fábricas no Japão

Trabalhadores já estão sendo substituídos por robôs em empresas de médio porte no Japão

Trabalhadores já estão sendo substituídos por robôs em empresas de médio porte no Japão

Desesperadas para suprir uma crescente falta de trabalhadores no Japão (e incapazes de melhorar os salários dos trabalhadores), empresas japonesas estão comprando robôs e equipamentos automatizados para uma ampla gama de tarefas.

Siga nossas redes sociais
YouTubeInstagram - Facebook - Twitter

De acordo com fontes da imprensa americana que atua no Japão, as empresas planejam aumentar em 17,5% o investimento em automação ao longo deste ano. Ainda não está claro quanto desse valor será gasto especificamente na compra e desenvolvimento de robôs que substituam os trabalhadores no "chão das fábricas", entretanto as empresas que vendem tais equipamentos dizem que os pedidos de robôs estão crescendo e que o governo japonês vê uma proporção maior de investimento sendo dedicado ao nicho.

Os lucros na maioria das fabricantes de robôs aumentaram no período de janeiro a março pela primeira vez em vários trimestres. “Mais de 90% das empresas no Japão são de pequeno e médio porte, mas a maioria delas não está usando robôs”

Leia também: Partido Liberal Japonês Propõe Formalmente a Liberação do Visto para Yonsei

Fontes dentro da Kawasaki Heavy Industries Ltd. especulam que "muitas aplicações e pacotes de produtos para alcançar essas empresas” serão desenvolvidos nos próximos anos, dentre eles um robô de dois braços, de 1,70m de altura, com forma humanóide.

Segundo a Kawasaki, as vendas desse tipo de robô estão indo bem porque ele pode ser adaptado a uma variedade muito grande de usos industriais, desde eletrônicos, processadoras de alimentos, até empresas de medicamentos.

A Hitachi Construction Machinery, outra gigante do setor, também informou que vem recebendo mais consultas sobre escavadeiras automatizadas e outros sistemas de precisão.

Siga nossas redes sociais

Comentários