A Coreia do Norte Atacará o Japão?

Resultados da visita de Temer ao Japão

Resultados da visita de Temer ao Japão

O presidente do Brasil, Michel Temer, desembarcou ontem de madrugada em Tokyo, para uma visita-relâmpago de pouco mais de um dia. Hoje, após sua partida, eu pergunto: quais os resultados práticos da primeira visita oficial de um chefe de Estado brasileiro ao Japão em 11 anos?

Recebido pelo imperador Akihito, após reuniões com Shinzo Abe e empresários locais, sabemos que dois temas principais foram discutidos por ele: a divulgação de negócios com empresas brasileiras e possibilidades de novos investimento japonês em território brasileiro. Em outras palavras: nada relevante para os brasileiros no Japão entrou na pauta.

Sim, também se falou sobre a possibilidade do governo japonês flexibilizar ou acabar com a exigência de vistos para os brasileiros que visitam o país - mas só turistas.


Portanto, em poucas palavras: nenhum dos temas realmente impactantes no dia-a-dia do brasileiro no Japão foi tratado. Nada de visto para a quarta geração (maiores de idade que não vivem no arquipélago), nada de apoio aos residentes, nada de acordos bilaterais que beneficiem os cidadãos...

Nada. Apenas negócios entre grandes empresas brasileiras e japonesas.

Aliás, vários empresários deram declarações de que “[O Japão] tem potencial de participar mais ativamente [no Brasil], dada a pujança da economia japonesa, a sua relevância e os laços tradicionais com o Brasil”.

Leia mais sobre o Japão clicando aqui

Os empresários brasileiros, na verdade, ganharam novas possibilidades com essa visita: além de buscar injetar produtos agropecuários brasileiros no mercado japonês, o atual presidente brasileiro quer melhorar as relações diplomáticas com o Japão, muito desgastadas pelos sucessivos atrasos e cancelamentos da ex-presidente Dilma Rousseff e da falta de interesse do governo Lula no tema.

Por outro lado, não pense que não reconheço os esforços diplomáticos do atual governo; na verdade, acredito nos benefícios a médio prazo dessa visita e que, com o tempo, um estreitamento de laços será extremamente proveitoso no futuro. Só não foi dessa vez que os políticos "encontraram tempo" para temas importantes da comunidade brasileira no Japão...

Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby