Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Recorde de Residentes Estrangeiros no Japão

Recorde de Residentes Estrangeiros no Japão - Pocket Hobby - www.pockethobby.com.jpg

Chegamos a uma marca histórica inédita no número de estrangeiros residentes no Japão - 2.31 milhões.

Esse número impressionante, nunca antes atingido na história do arquipélago, foi divulgado em Junho desse ano pelo Ministério da Justiça do governo japonês.

Após a crise de 2008, o número de brasileiros residentes diminuiu vertiginosamente. Hoje, são pouco mais de 170 mil (em comparação aos 320 mil daquela época).

Em compensação, chineses, vietnamitas e coreanos seguem encabeçado as maiores comunidades de estrangeiros no país.

E, acredite, muita coisa no dia-a-dia do Japão está mudando por causa disso.


Antigamente conhecido como um destino "para ganhar dinheiro" trabalhando em linhas de produção de fábricas e outros postos "indesejados" pelos nativos, o Japão não é um país lá muito acolhedor quando se fala de imigração. Até recentemente, era comum divulgar que menos de 1% da população era composta por estrangeiros. Mas essa realidade já está mudando, e rápido.

Os brasileiros ocupam atualmente "apenas" o quarto lugar em números absolutos de residentes - principalmente após a crise de 2008, quando muitos decidiram voltar definitivamente ao Brasil.

Veja a lista:


  • - Chineses: 677.571
  • - Coreanos (Sul): 456.917
  • - Filipinos: 237.103
  • - Brasileiros: 176.284
  • - Vietnamitas: 175.744


Esse número de residentes estrangeiros é 3,4% maior do que o registrado em Junho do ano passado, impulsionado, principalmente, pelo programa de trainees do governo (mais conhecido pelos casos de abuso do que por sua eficácia).

Do total de 2.31 milhões de estrangeiros, 85.1% são pessoas com visto de longa duração, sendo cerca de 713 mil vistos permanentes e 257 mil vistos de estudante e/ou intercâmbio.

Leia também: Usar Banheiro de Konbini é Crime de Invasão - Verdade ou Mito?

Na outra ponta, o número de vistos de especialistas, engenheiros e trabalhadores altamente qualificados (mestres, doutores) expedidos são mais de 150 mil, completados pelos vistos de esposa(o) de japonês, 139 mil.

O Japão também recebeu mais de 11.4 milhões de turistas ano passado.

Quanto aos ilegais, acredita-se que sejam mais de 63 mil pessoas atualmente.

Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby