Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Aprenda TI com animes!

Aprenda TI com animes! - Pocket Hobby - www.pockethobby.com

Um dos maiores desafios da atualidade, pelo menos quando se fala de educação, é manter o interesse dos alunos sempre afiado. Num mundo onde tantos aplicativos, programas de TV, atrações de internet e informações circulam sem parar, recebemos tantos estímulos que algumas vezes fica difícil manter o foco numa coisa só.

Não importa o quanto alguma coisa seja interessante, é sempre mais prazeroso assistir um anime, ver um seriado ou ficar jogando videogames online.

Com isso em mente, Hiroshi Okajima, um autor japonês, decidiu apelar para estímulos visuais chamativos em seus livros. Ele já criou dois títulos na série "Let’s Learn with Anthropomorphisms!", tratando sobre rede de computadores e tecnologia da informação, sempre ilustrando suas criações com personagens de animes femininos cheios de decotes e poses sensuais.


É quase um processo de gameficação: com ilustrações de Yuchi Murakami, os livros de Okajima trabalham com a ideia do lúdico, introduzindo uma gama de personagens femininas em roupas e poses sensuais enquanto explica noções de memória RAM, funções de GPU, tamanho de CPU, entre outros conceitos.

Tem até video-trailer sobre os livros. Veja (infelizmente, somente em japonês):


Antes de mais nada, estamos falando do Japão, onde o apelo dos mangas é muito maior do que no ocidente, e é justamente por isso que os livros têm feito bastante sucesso. E eu, como professor, tenho que confessar: a ideia é boa. Não porque explora a sexualidade feminina, ou porque traz uma pitada de sensualidade para uma área de conhecimento técnico, mas simplesmente porque funciona.

Juntar fanservice com TI não parece uma boa ideia de início, mas se você pensar bem em como funciona a sociedade japonesa, é compreensível que algo assim surja justamente aqui. Afinal de contas, o importante é aprender, não importa como! Veja como é o livro:
Aprenda TI com animes! - Pocket Hobby - www.pockethobby.com - 2
Capa do livro
Os livros estão à venda nesse link aqui, caso você tenha interesse. Custam cerca de ¥ 2.000 (R$ 60,00) cada, e parecem qualquer coisa, menos material didático.

*** UPDATE ***


O leitor Alan Alves nos indicou também uma série de livros no mesmo estilo. Vale a pena conferir!

Aprenda TI com animes! - Pocket Hobby - www.pockethobby.com - 3
Clique na imagem e conheça!

Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby