Vamos a Nagoya Ver Tailandesas?

Coisas que você sentirá falta quando for embora do Japão


Convenhamos, todo imigrante nutre a vontade de voltar para o seu país de origem. Alguns vieram ao Japão pra juntar dinheiro, pensando em voltar no futuro para o Brasil; outros buscam um novo estilo de vida, criam filhos, se adaptam e, hoje em dia, não pensam mais em voltar.

Mas já pensaram, pelo menos uma vez.

Afinal de contas, não é fácil a vida de imigrante: adaptar-se a novos costumes, tradições muitas vezes estranhas, ritmo de vida diferente, culinária variada, tudo isso demanda tempo.

Até que você, finalmente, se adapta. Mas aí já pode ser hora de voltar pra casa.

Pensando nisso, o Pocket Hobby preparou uma lista de coisas das quais você certamente sentirá falta quando (e se) for embora do Japão algum dia.


O Melhor Atendimento ao Cliente do Mundo

O Melhor Atendimento ao Cliente do Mundo - Pocket Hobby - www.pockethobby.com

O povo japonês não é fácil de conviver, muito menos de se convencer. Por conta disso, o atendimento ao cliente no arquipélago é atencioso, extremamente educado e, sem sombra de dúvida, pode ser classificado como o melhor do mundo.

Nada de cara feia, respostas vomitadas ou falta de atenção: aqui o cliente é rei, e todos que trabalham atendendo ao público sabem a responsabilidade que carregam nos ombros. Ser bem atendido é, sem dúvida alguma, uma das coisas que você irá sentir falta se um dia for embora do Japão.

Máquinas de Venda Automática




Convenhamos, existem duas coisas que muitas vezes aparecem nos momentos mais indevidos, e uma delas é a sede. Sabe aquele comichão na garganta depois de uma longa conversa com amigos?! Aquela sensação de estar desidratando após uma longa caminhada?

Aqui no Japão, chega a ser difícil não tropeçar com uma dessas máquinas. Não à toa, o país possui o maior número de jidōhanbaiki (máquinas de venda) do mundo, e elas vendem bebidas (algumas até bebidas alcoólicas), cigarros, comidas, snacks, de tudo.

Banheiros Por Todos os Lados

Banheiros Por Todos os Lados - Pocket Hobby - www.pockethobby.com

A segunda coisa que aparece em momentos inoportunos é aquela vontade incontrolável e ir ao banheiro. É sempre assim: basta você se afastar um pouquinho da civilização, ou estar com o dia cheio, ou mesmo ter deixado de ir antes "porque não tinha tempo".

Mas, no Japão, não importa o lugar, sempre vai existir um banheiro por perto.

Lojas de Conveniência

Lojas de Conveniência - Pocket Hobby - www.pockethobby.com

Bateu aquela fominha no meio da madrugada? Esqueceu de pagar aquela conta que vence nas próximas horas? Manchou a camiseta de molho? Precisa de um café? Não tema, pois na Terra do Sol Nascente basta caminhar alguns minutos em qualquer direção que você sempre encontrará uma lojinha de conveniência para satisfazer suas necessidades.

Aqui, elas estão (literalmente) em qualquer esquina. E, claro, sempre tem um banheiro por lá.

Praticidade no Dia-a-Dia

Praticidade - Pocket Hobby - www.pockethobby.com

Se existe uma palavra que define o estilo de vida do Japão, é a praticidade. Tudo bem, nada é perfeito, e muitas vezes algumas coisas deixam a desejar (principalmente se falarmos da rotina de repartições públicas, mas se você está pensando em voltar pro Brasil, acho que isso não é problema né?). Mas a vida no Japão é pautada por uma busca quase obsessiva pela praticidade no dia-a-dia.

O maior motivo para isso é que trabalha-se muito por essas bandas. Japoneses, brasileiros, chineses, não importa a nacionalidade, cargo ou tipo de serviço, todo mundo por aqui passa tempo demais trabalhando. Por isso, sobra pouco tempo para outras atividades.

Deve ser por isso que a vida por essas bandas é tão prática...

Tecnologia

Tecnologia - Pocket Hobby - www.pockethobby.com

Apesar do resto do mundo ter avançado (bastante) nesse quesito, quando falamos em tecnologia o Japão ainda é a "Meca" para os geeks inveterados. Em cidades grandes, como Tokyo, Kyoto e Nagoya, existem lojas de vários pisos especializadas em gadgets tecnológicos, câmeras, computadores, televisões, enfim, tudo o que você quiser para dar uma pitada de tecnologia no seu dia-a-dia.

Segurança

Segurança - Pocket Hobby - www.pockethobby.com

Sabe aquela história de "ter que voltar pra casa até tal hora", por medo de estar na rua de madrugada? Ou pagar seguros caríssimos contra roubo e furto? Ou ter que estar o tempo todo ligado na sua bolsa, carteira, mochila? Aqui isso simplesmente não existe.

No Japão você pode ir, literalmente, a qualquer lugar, a qualquer hora. Pode andar tranquilo pelas ruas carregando o que bem entender, e não precisa estar preocupado com o que acontece ao seu redor, pois dificilmente passará por uma situação de furto ou roubo.

Claro que existem exceções, e que confiança demais pode causar problemas, mas via de regra este é o país mais seguro do mundo - e, acredite, se você pensa em voltar para o Brasil, é bom ir se acostumando a retomar os velhos hábitos de segurança pessoal.

Silêncio

Silêncio - Pocket Hobby - www.pockethobby.com

Esse é um tópico polêmico: muita gente reclama que o Japão "é parado demais", que por aqui o silêncio é tanto que chega a ser incômodo, mas a verdade é que o povo japonês não gosta muito de barulho (pelo menos nos bairros residenciais).

Deve ser por isso que as gangues de bosozoku (aqueles motoqueiros adolescentes) encontraram em suas motos barulhentas um modo de protestar contra o que eles acreditam ser um modo de vida opressor...


Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby