A Coreia do Norte Atacará o Japão?

MÍSSIL NORTE COREANO CAI EM ÁGUAS JAPONESAS

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - MÍSSIL NORTE COREANO

Esta quarta-feira já começou tensa: a Coreia do Norte disparou um míssil balístico a partir de um submarino esta manhã. A informação foi divulgada por militares da Coreia do Sul.

Atualmente, o país considerado "o mais isolado do mundo" tem feito uma série de lançamentos de mísseis, desafiando várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O míssil de hoje foi disparado por volta de 5h30 da manhã, perto da cidade costeira de Sinpo, onde imagens de satélite mostram uma base de submarinos.

Após voar cerca de 500 km, o projétil caiu no mar, na zona de identificação de defesa aérea do Japão (Adiz), uma área de controle designada pelos países para ajudar a manter a segurança aérea, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.


Autoridades do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul e do Ministério da Defesa informaram à Reuters que estão monitorando a situação e afirmaram: "a tecnologia SLBM [míssil balístico lançado à partir de submarinos] da Coreia do Norte parece estar progredindo".

Faz dois dias que Coreia do Sul e Estados Unidos começaram exercícios militares anuais na região, e muitos veem relação direta entre isso e o lançamento de hoje, pois a Coreia do Norte classifica tais movimentações militares como um ato de "preparação para a invasão", e ameaça retaliar.

Atualmente, a Coreia do Norte está ainda mais isolada do resto do mundo, em parte por causa de um teste nuclear realizado em janeiro deste ano, e o lançamento de um foguete de longo alcance em fevereiro, que reforçaram as sanções da ONU.

Assista a reportagem da CNN sobre o caso (em inglês):



Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram
Com informações da Reuters e Yonhap