Vamos a Nagoya Ver Tailandesas?

Novos Passaportes Japoneses Serão Inspirados Em Ilustrações Ukyo-e

 Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Passaportes Japoneses

Novos Passaportes Japoneses Serão Temáticos


Passaportes são documentos utilizados para viagens internacionais, e muitos deles são verdadeiros cartões-postais de locais turísticos do país.

Recentemente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão anunciou que os futuros passaportes japoneses terão páginas internas decoradas com obras de Katsushika Hokusai, um dos mais célebres pintores e artistas em madeira do Japão.

Fruto de um projeto que buscava um novo design mais representativo da cultura japonesa - e difícil de ser falsificado -, o comitê decidiu utilizar uma seleção de trinta e seis panorâmicas de Hokusai sobre o Monte Fuji e outras imagens-símbolo da Terra do Sol Nascente, todas inspiradas nos tradicionais desenhos de Ukiyo-e.


Veja como ficou:





No final das contas, a comissão decidiu colocar 24 dos desenhos, incluindo obras-primas reconhecidas internacionalmente como A Grande Onda de Kanagawa e Koshu Kajikazawa. Isso porque alguns modelos de passaporte japoneses não possuem 36 páginas. Sabemos que o conjunto completo de obras de Hokusai aparecerá nos novos passaportes, mas não recebemos informações se as pessoas precisarão pedir páginas adicionais ou se as obras serão mescladas em diferentes ordens.

Leia também: GERAÇÃO SEM ESTABILIDADE

Os novos passaportes estão programados para serem introduzidos em 2019. O Ministério afirmou que a data foi escolhida de modo que eles estarão prontos a tempo para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, durante o qual se poderia esperar de um pequeno aumento de japoneses que viajam para o estrangeiro.

Assista: TUDO POR UM CAFÉ

Ainda assim, se esse prazo auto-imposto vai ser cumprido ou não, pouco importa: pelo menos o visual "sem graça" dos passaportes vermelhos irá mudar.

Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 24 DE MAIO DE 2016
Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby

Comentários