Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Japão Volta a Atrair Trabalhadores Brasileiros

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Motivos pra Voltar ao Japão

Japão Volta a Atrair Trabalhadores Brasileiros


O fluxo de migração de brasileiros para o Japão, que andava em baixa, agora voltou a subir. A imprensa propagandeia que isso acontece por causa de medidas do Gov. Nipônico que estimularam a economia, mas a verdade é outra.

Os dados mais atuais do Itamaraty são de 2013, e aponta para um total de 180 mil brasileiros vivendo no Japão. Em 2008, ano da última crise, eram 312 mil. A volta dos brasileiros ao país natal aconteceu por causa da  escassez de empregos no país asiático, principalmente na indústria.

Agora, a crise na economia brasileira e as medidas do governo japonês para reaquecer a atividade industrial começam a mudar lentamente esse fluxo.


Não que o prognóstico econômico do Japão tenha melhorado - foi o Brasil que deixou de ser viável.

Na verdade, a qualidade de vida como um todo na Terra do Sol Nascente piorou muito de 2008 pra cá - os impostos aumentaram (e muito), os salários caíram e os benefícios concedidos aos trabalhadores, que já eram poucos, diminuíram ainda mais.

Contudo, diante do cenário de incertezas no Brasil, muitos descendentes voltam a olhar para o Japão com esperança.

O Pocket Hobby conversou por e-mail com uma família de brasileiros descendentes de japoneses que abandonaram o arquipélago em 2008, após perderem seus empregos por conta da crise. Eles dizem que "apesar de tudo, melhor voltar ao Japão que continuar insistindo no Brasil. Pelo menos lá é mais seguro, mesmo com os terremotos e a economia estrangulada".

Agora é esperar pra ver.

Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 19 DE ABRIL DE 2016
Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby

Comentários