A Coreia do Norte Atacará o Japão?

Táxis Para Turistas em Kyoto

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Táxis Especiais Para Turistas em Kyoto

Táxis Especiais Para Turistas em Kyoto


Começaram a circular dia 1 de março, na cidade de Kyoto, táxis japoneses preparados especialmente para atender os turistas que chegam à antiga capital do Japão.

Com espaço para acomodar grandes bagagens e motoristas fluentes em línguas estrangeiras, os veículos farão viagens experimentais, durante um ano, para definir a viabilidade do serviço.

Os "Táxis Amigáveis a Estrangeiros" são, na verdade, uma resposta a velhas queixas dos estrangeiros (principalmente ocidentais) que chegam de férias ou a trabalho ao Japão e não conseguem se entender com os motoristas "convencionais" - que, normalmente, não falam nenhuma palavra em outra língua senão o japonês.


O teste com esses táxis é fruto da parceria da Prefeitura da cidade, o Ministério de Infraestrutura do Japão e as companhias que controlam o serviço na cidade. Inicialmente, os veículos ligados a este serviço estarão baseados em frente a estação JR de Kyoto, e está prevista a implantação de 69 táxis com 87 motoristas pela cidade até o final deste mês. Tudo para combater o pouco caso que alguns motoristas insistem em ter ao se deparar com um passageiro de outro país.

Leia também: Postura de Policial Japonês Divide a Internet

É incomodamente comum encontrarmos turistas queixando-se de maus tratos por parte de motoristas, que se recusaram a transportá-los alegando dificuldades de comunicação - muitos pedem que você escreva o destino num pedaço de papel (em japonês) antes de começar a corrida - além, é claro, dos que se recusam a transportar um passageiro com o que consideram "bagagem excessiva" (maletas muito grandes ou demasiado pesadas). Além disso, se você quiser pagar uma corrida com cartão de crédito, esqueça! Quase nenhuma das operadoras de táxi disponibiliza as maquininhas de pagamento para seus motoristas.

Uber? Nem pensar!


O Japão é um país de contrastes, onde o moderno convive com o tradicional de uma maneira peculiar - talvez por isso, certos hábitos e costumes pareçam absurdos. Um deles é a quantidade de taxistas incapazes de atender as necessidades atuais dos visitantes. Sim, existe um número razoável de profissionais na área, devidamente credenciados para trabalhar transportando passageiros - principalmente nas metrópoles como Nagoya, Osaka e Tokyo onde, naturalmente, a oferta é maior. Entretanto, não é raro encontrarmos turistas queixando-se de má vontade por parte desses profissionais.

Enquanto isso, serviços mais modernos, como Uber, não conseguem se estabelecer no arquipélago por conta do protecionismo que o governo garante a essas empresas.

Leia também: Vazam Informações Privadas de Inscritos no "Kokumin Hoken"

O preço das corridas no Japão não é barato, e o lobby das operadoras é ferrenho, inviabilizando opções de serviços de transporte mais modernos. Mas, com o novo serviço sendo implantado, não se surpreenda caso entre num daqueles típicos "banheirões" Toyota e encontre um motorista pedindo seu destino em inglês.

Aliás, ano passado o número de turistas visitando o Japão atingiu recorde histórico, e mais de 1.8 milhões de pessoas passaram somente pela cidade de Kyoto.

Há rumores, segundo a imprensa japonesa, de que, caso o serviço seja um sucesso, teremos mais táxis preparados para receber estrangeiros em Tokyo, para as Olimpíadas de 2020. Vale esperar e conferir!


Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 07 DE MARÇO DE 2016
Texto: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby

Comentários