A Coreia do Norte Atacará o Japão?

O Melhor do Japão

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - O Melhor do Japão

O Melhor do Japão


Recentemente, a agência de publicidade Dentsu divulgou seu relatório anual “Japan Brand Survey”, no qual realiza uma pesquisa sobre o Japão com base na opinião de pessoas em vários lugares do mundo.

O estudo envolveu quase quatro mil pessoas de 17 países e territórios diferentes, resultando numa lista de vários coisas "made in Japan" dignas de causar inveja à outras nações do planeta. Alguns são produtos físicos, enquanto outros são conceitos culturais.

Quem acompanha os artigos do Pocket Hobby sabe, por um lado, que a Terra do Sol Nascente não é aquele paraíso dos animes e mangas, onde tudo é lindo e perfeito - pelo contrário, existem várias áreas onde a sociedade japonesa precisa (e muito!) evoluir e/ou aprimorar.


Contudo, o intuito da agência Dentsu foi descobrir, entre seus pesquisados - pessoas de classe média à alta e com idade entre 20 e 59 anos - as facetas da Cultura Nipônica que mais agradam aos estrangeiros.

Culinária Japonesa

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - O Melhor do Japão - Sushi

Quando indagados sobre o que mais os atraíam no Japão, a primeira resposta mais comum foi "a comida". O sushi foi o prato que a maioria dos entrevistados relatou como "quero experimentar”, pois vários têm a noção de que esta iguaria “deve ser bem melhor do que os servidos em restaurantes especializados nos locais onde vivem” - o que, pela minha experiência, é a mais pura verdade.

Destinos de Viagem

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - O Melhor do Japão - Viagens

O Japão, atualmente, está vivendo um "boom" do turismo - de fato, ano passado o número de viajantes por aqui bateu níveis históricos, e a tendência é só aumentar. Cerca de 80% dos pesquisados disseram ter planos ou desejo de visitar o Japão.

Leia também: Compras no Exterior

Tanto áreas urbanas (como a megalópole Tokyo) quanto zonas rurais atraem cada vez visitantes, seja pelas belezas naturais do país, seja pela quantidade de lugares históricos espalhados pelo arquipélago. Afinal de contas, para o bem ou para o mal, estamos falando do país atingido por duas bombas atômicas (Hiroshima e Nagasaki), o país dos ninjas (cultura nascida nas províncias de Shiga e Mie) e uma das "mecas" tecnológicas da atualidade (junto com o Vale do Silício, na Califórnia)

Moda Oriental

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - O Melhor do Japão - Cosplay

Ok, minha experiência me fez duvidar desse quesito - afinal de contas os japoneses são muitas coisas, mas nem sempre são sujeitos lá muito bem vestidos... Mas, enfim, a curiosidade internacional em torno da moda japonesa é grande, seja ela mais tradicional, com os típicos quimonos, até o estilo “lolita” e os montes de cosplays em Akihabara.

Rede de Transportes Eficiente

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - O Melhor do Japão - Shinkansen

O Shinkansen (Trem-Bala), por si só, é um espetáculo à parte: roda a mais de 300km/h, é pontual e jamais sofreu um acidente com vítima fatal... Mas a infraestrutura de transportes do Japão também se estende a um emaranhado de trens, aviões, aeroportos construídos sobre ilhas artificiais de tirar o fôlego, pistas automotivas expressas e caminhos entre as montanhas que, segundo a pesquisa, é um dos itens que mais chama a atenção das pessoas.

Leia também: Para Onde Fogem os Ricos

Não para menos, os gastos do Japão com estradas são grandes. Os quase 1,2 milhões de quilômetros de estradas pavimentadas recebem manutenção impecável, e a "mão inglesa" (circulação à esquerda) surpreende quem nunca visitou um país assim.

Já os aeroportos (mais de 173 no total) recebem milhares de viajantes diariamente - não à toa, Haneda, o maior aeroporto doméstico do país (em Tokyo), é o mais movimentado da Ásia, mesmo na comparação com aeroportos chineses e indianos.

Jogos, Videogames e Eletrônicos

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - O Melhor do Japão - Games

Apesar de fiascos recentes (vide o lançamento tardio do Playstation 4 no arquipélago), os jogos de videogame - e o mercado de tecnologia como um todo - é marca registrada do país.

Berço das maiores multinacionais do mundo, o Japão concentra um alto nível tecnológico e oferece uma infinidade de gadgets para todos os gostos e bolsos: desde equipamentos sofisticados de fotografia, computadores, itens domésticos (geladeiras que se abrem sozinhas, sensores e, claro, as privadas que mais parecem saídas de filmes de ficção científica) aos maiores lançamentos da indústria do entretenimento podem ser encontrados por aqui.

Leia também: Bye Bye Brazil



A Dentsu pediu a opinião de pessoas na China, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Singapura, Tailândia, Indonésia, Malásia, Vietnã, Filipinas, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Rússia.

Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 09 DE MARÇO DE 2015
Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby

Comentários