Robocraft - Esquadrão "Morri"!

É Primavera no Japão!

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - É Primavera no Japão!

É Primavera no Japão!


Os meses de março e abril são definitivamente muito esperados pelo povo nipônico. Primeiro porque significa a despedida da neve, do frio e das cores pálidas que compõem o inverno no Japão.

O segundo grande motivo é que, com a primavera chegando, belas flores mudam o cenário no país, criando aquela linda imagem de cerejeiras que fez famoso o arquipélago.

Mas muitos não sabem que existem mais de 200 tipos diferentes de sakura - ou flor de cerejeira.

E apreciadores da flor que também é símbolo do Japão existem de sobra: eles se reúnem e passam horas observando as paisagens que a primavera traz (e tirando milhares de fotos). A prática tem até nome: Hanami.


O hábito tem mais de dez séculos e exige dedicação, já que o espetáculo é muito breve (menos de duas semanas). Para chegar nos melhores locais de observação, a Agência Meteorológica Japonesa informa até em boletins televisivos o momento do florescimento.

A Lenda da Sakura


Reza a mitologia que uma princesa desceu dos céus, aterrizando próximo ao Monte Fuji (lógico que tinha que ser lá, né?) e se transformando justamente nessa flor delicada. Por isso, acredita-se que o nome sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa “princesa das árvores das flores abertas”.

Leia também: O Melhor do Japão

Outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo de arroz e sua divindade (Sa). A segunda parte do nome, kura, faria referência à sua morada. Antigamente, os festivais relacionados à flor anunciavam o momento de iniciar novas plantações de arroz.

Até as Redes Sociais Entraram no Clima


Pocket Hobby - www.pockethobby.com - É Primavera no Facebook!O início da primavera é tão importante para o povo japonês que até os usuários de redes sociais, principalmente do facebook, acordaram este domingo com um aviso sobre o tema em suas timelines.

Mas a tradição, atualmente, não se resume somente ao Japão: hoje em dia, países como o Brasil e os Estados Unidos também realizam festivais aos moldes nipônicos graças a uma iniciativa, no início do século 20, do governo em distribuir mudas da árvore para diversas nações como prova de amizade.

Mais de três mil pés foram levados para os Estados Unidos e podem ser vistos nos jardins da Casa Branca. Por isso, a árvore de cerejeira virou um símbolo de fraternidade quase universal.

A Primeira Florada de 2016


Este ano, os residentes de Fukuoka (oeste) e Nagoya (região central) testemunharam a primeira florada. O curioso é que, com tantas mudanças no clima por causa do aquecimento global, as flores estão aparecendo, em média, 3 dias antes do previsto.

Leia também: Cinco Costumes Seguros no Japão

Então, se estiver no Japão, aproveite a época mais linda do ano!

Quer se manter realmente atualizado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 21 DE MARÇO DE 2016
Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby

Comentários