Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Ficar ou Não na Corrida dos Ratos - Hobby Extra

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby News - Ficar ou não na Corrida dos Ratos?

Ficar ou não na corrida dos ratos


Mas o quê, exatamente, é a corrida dos ratos? É simples: a falta de habilidade das pessoas em administrar o próprio dinheiro, e a forma como essas mesmas pessoas interpretam o que é prosperidade financeira.

Na verdade, não importa muito o quanto você ganha: se gasta mais do que recebe, parabéns! Você entrou nessa estúpida corrida consumista eterna, cujo início remete à (inexistente) educação financeira ministrada pelas escolas.

Quer um exemplo? Basta lembrar da sua infância, quando você ia todas as manhãs com seu rico dinheirinho comprar o lanchinho na cantina do colégio e, um belo dia, a grana acabava. Sem poder comprar mais nada, qual era a solução?


Aquele sorriso manso da dona da cantina, que dizia "não tem problema, pode me pagar no fim do mês" era, na verdade, um passo sem volta pro mundo das dívidas e do crédito bola-de-neve.

Parece um exemplo bobo, mas não é. Dívidas podem ser tão cruéis quanto o mundo das drogas, e nós não fomos, de nenhuma maneira, educados para sermos empreendedores; o que nos ensinam é estude muito, para conseguir um bom trabalho, trabalhe muito para conseguir um melhor salário e ganhe muito para comprar tudo o que você merece. Ninguém fala: "seja seu próprio patrão, monte sua empresa, economize!" - e pra piorar, vários dos que dizem isso internet afora só querem, na verdade, te engambelar com algum esquema de pirâmide.

Péssimos Administradores São Também Gastadores Compulsivos


Quando escutamos que "dinheiro atrai dinheiro" não é verdade, o que atrai dinheiro são pensamentos e ações que aumentam sua renda ou atraiam lucros - pois a grande maioria das pessoas, assim que consegue seu primeiro emprego, começa a consumir desenfreadamente: carro financiado, compras em cartões de crédito, roupas de marca com prestações a perder de vista, restaurantes caros, smartphones, tablets, notebooks, tudo fruto do consumismo desmedido.

Não que devemos ficar sem os confortos que o capitalismo propicia, porém gastar mais do que recebemos deveria ser a definição moderna de "loucura".

Leia também: Perfume de Menstruação

Imagine-se daqui a alguns anos: qual será sua situação física, financeira e emocional? Será que se comprometer com prestações é mesmo o melhor a fazer? Trace pequenas metas, pesquise formas novas e diferentes de investimento. Tenha olhar crítico para o que acontece ao seu redor e pense nas verdadeiras necessidades das pessoas, imagine suas possibilidades e abra seu próprio negócio! Ã

Invista sempre na sua educação, mas tome cuidado com os cursinhos "certificados" e os profissionalizantes, principalmente os de inglês, administração e idiomas em geral.

Leia também: Burrocracia e desperdício de dinheiro

Corra enquanto tem saúde para isso - claro que nem sempre temos o melhor dos cenários diante de nós, algumas vezes estamos em locais de trabalho onde não somos felizes, mas siga com o pensamento de que tudo momentâneo e relativo. Pense em novas saídas.

Se você se acorda todos os dia, e vai para o trabalho com o sentimento que tem alguma coisa errada, que não é isso que você quer para o resto da vida, corra atrás, não mate sua ideia, você vai entrar em uma estrada que pode ser longa, mas ao final dessa corrida você deixará de ser um rato.

Leia também: Mitos da Televisão Japonesa

Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 17 DE NOVEMBRO DE 2015
Texto: Igor Martineli     Revisão: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby

Comentários