A Coreia do Norte Atacará o Japão?

Concursos Públicos no Brasil

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Concursos Públicos no Brasil

Concursos Públicos no Brasil


O ciclo de um estudante brasileiro é repetitivo: sobreviver desde as séries iniciais até o final do Ensino Médio (de preferência com paitrocínio para cursinhos extras de inglês, de informática, alguma arte marcial ou um esporte qualquer), entrar naquela Universidade Pública eliminando 7.891.318.178,77 concorrentes e, finalmente, após cerca de 18 anos sentado numa carteira dura e velha, se aventurar naquela profissão que você sonhou lááá no começo da vida.

Aliás, qual era mesmo seu sonho? Muitos sequer se lembram.

O que sobra é o círculo vicioso do recém-formado sem experiência após quase duas décadas de doutrinação acadêmica - não é contratado porque não tem experiência ou não tem experiência porque não consegue a primeira vaga?!

Para aqueles que sobrevivem a tudo isso, ainda restam muitas questões: começar a carreira, com o diploma debaixo do braço, partir para uma nova profissão (e fazer toooooda uma nova preparação) ou voltar à rotina de estudar e tentar a sorte no Mundo Mágico dos Concursos Públicos?....

Os Concursos Públicos no Brasil


No país tupiniquim, a relação candidato/vaga de concursos públicos é muito maior que, inclusive, vestibulares reconhecidamente concorridos como medicina, engenharia ou direito. Se, por um lado, as faculdades oferecem toda a base teórica para uma nova profissão e formam uma boa rede de contatos com bons "Q.I.s" (Quem Indica), os concursos oferecem cargos com bons salários, benefícios a perder de vista e outra série de regalias - mesmo para alguns cargos que sequer exigem diploma de nível superior.

Leia também: Ficar ou não na Corrida dos Ratos?

O que mais chama a atenção nos cargos públicos é a estabilidade empregatícia, ou seja, não importa o que aconteça, a pessoa muitas vezes só levanta da cadeira ao se aposentar.

Desperdício de Talentos?


Recentemente, nós do Pocket Hobby ouvimos um suposto "ditado popular": "gênios americanos criam empresas bilionárias e mudam o mundo. Gênios brasileiros passam em concursos públicos".

Isso porque, garantida a estabilidade empregatícia e o salário (muitas vezes) polpudo, terminam os tempos onde a cara feia do patrão é capaz de colocar uma corda em seu pescoço e a rede de fofocas internas na firma podem te comprometer; basta relaxar e usufruir dos direitos trabalhistas que nosso Estado-Babá brasileiro proporciona.

Leia também: A Farra das Embaixadas Brasileiras

Mas é preciso atenção: reformas nas leis são regulares, e de políticos e bundas de bebês nunca se sabe qual surpresa pode sair...

Portanto, diante da preocupação crescente com a economia do Brasil, é natural que o sonho do emprego público brilhe mais forte, porém tenha cuidado pra não cair no conto das "apostilas preparatórias" pra concursos e dos cursinhos pré-vestibulares a preço de ouro; não que todos sejam ruins, mas a quantidade de propagandas enganosas que brincam com o sonho de futuro das pessoas é estarrecedor.

Porém, no contexto do cenário político atual, é justamente de servidores públicos honestos e dedicados que estejamos precisando - e não dos esqueletos de sempre atrelados a um holerith estatal.

Leia também: Cararejando uma canção Icônica

Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

BRASIL, 18 DE NOVEMBRO DE 2015
Texto: Raphael Caverna     Edição: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby

Comentários