A Coreia do Norte Atacará o Japão?

Japão cancela cursos da Área de Humanas - Hobby Japan

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby News - Área de Humanas em Risco no Japão.

Graduações nas Áreas de Humanas em Risco no Japão


Um decreto do Ministério da Educação Japonês enviado às 86 Universidades Nacionais (públicas) do país instruiu as instituições a "abolirem cursos de ciências sociais e humanas ou convertê-los de modo a melhor atender as necessidades atuais da sociedade".

O decreto, assinado pelo próprio Ministro de Educação, Hakuban Shimomura, não cita, contudo, o que seriam as tais necessidades atuais japonesas, e foi denunciado à imprensa por um reitor que classificou tais medidas como "anti-intelectuais".

Até agora, 26 Universidades já cancelaram diversos cursos de licenciatura, formação de professores, Ciências Sociais, Artes, Economia e, inclusive, Direito - o que é preocupante, visto a dificuldade de acesso a advogados no arquipélago.


A Comunidade Científica japonesa também expressou profunda preocupação com o caso, pois o Governo afirmou que deseja mais esforços "para antecipar as necessidades vocacionais dos japoneses" - entretanto, não se sabe, exatamente, se tais mudanças serão boas ou ruins.

Leia também: Loucura Migratória no Japão

Qual o Futuro do Ensino Superior no Japão?


O célebre jornal inglês The Times - publicado diariamente em Londres desde 1788 - publicou que "estudos na área de humanidades podem não surtir efeitos econômicos rápidos, porém História, Filosofia, Ciências Sociais e Literatura são fundamentais na educação de cidadãos politizados e de pensamento crítico. Podemos, portanto, interpretar a política atual de Abe como mais uma tentativa de emburrecer a população, que aceitará qualquer desmando sem críticas ou reclamações"

Ademais, um declínio na Área de Humanas também afeta um ciclo de trabalho e processo criativo de outros campos do conhecimento, como novas tecnologias, robótica e informática - responsáveis por transformar o Japão na terceira maior economia do mundo após a II Guerra Mundial.

Leia também: Imigração Deportará Residentes Permanentes do Japão

Existem também preocupações quanto às baixas taxas de natalidade, a economia em crise, o aumento da xenofobia e a baixa oferta de salários: neste cenário, poucos são os que possuem condições financeiras de arcar com as altas anuidades do Ensino Superior (sim, aqui no Japão mesmo as Universidades Públicas cobram anuidades que ultrapassam facilmente a faixa dos ¥700.000, cerca de R$ 22.500,00).

Além disso, os universitários são os poucos que protestam diante da Dieta contra o rearmamento do exército japonês, os seguidos aumentos de impostos e a Lei de Informação, que pôs assuntos sensíveis ao governo sob uma cortina de ferro de Segredo de Estado.


Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 16 DE SETEMBRO DE 2015
Texto: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby

Comentários