A Coreia do Norte Atacará o Japão?

Imigração Deportará Residentes Permanentes do Japão

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Imigração Deportará Residentes Permanentes do Japão!

Querem revogar o seu Visto Japonês!


Novas alterações na Lei de Imigração do Japão querem dar plenos poderes ao Governo para deportar estrangeiros com vistos válidos. O projeto visa "fechar o cerco" a indivíduos considerados ameaça à segurança pública, mas é tão vago e cheio de brechas que deixará todos os estrangeiros à mercê da interpretação dos agentes de Imigração: basta um formulário preenchido equivocadamente ou um documento de identidade extraviado para que o seu visto - mesmo permanente! - seja considerado irregular e revogado.

A Imigração afirma que, ao contrário dos vistos vencidos e dos imigrantes ilegais, é difícil detectar quando um visto regular é obtido por meios fraudulentos e que, por isso, precisa de maior respaldo legal para cancelar vistos suspeitos.


A revisão na legislação quer coibir casos de cônjuges falsos (casamentos de fachada), portadores de visto de estudante que não exercem atividades acadêmicas e outros residentes em situação irregular. O problema é que isso também permitirá a oficiais de Imigração invadir a vida privada de qualquer estrangeiro, em busca de "falsificações e medidas injustas" - incluindo os chamados "honest mistakes", erros mínimos de preenchimento em formulários de candidatura ou mudanças de endereço não notificadas.

Leia também: Abrindo as Portas à Japonesa

“Por exemplo", disse um agente numa entrevista à mídia japonesa, "muitas vezes estrangeiros solicitam vistos de trabalho mas não informam que, apesar de não estarem legalmente casados com alguém, possuem um convivente. A omissão desta informação, que não parece relevante, é considerada grave pela Imigração e poderia causar revogação do visto”.

Mais Trainees, Leis Mais Severas


Tais mudanças punirão quem, na verdade, precisa ser protegido. Um exemplo são os "trainees" do Technical Intern Training Program (Programa Interno de Formação Técnica), um falso programa de capacitação de jovens oriundos de países como China, Indonésia e Filipinas, que recebem vistos de trabalho de três anos (não renováveis, não extensíveis).

Leia também: Sites Falsos Enlouquecem a Imigração Japonesa

Fartos dos baixos salários, dos abusos verbais, psicológicos e, inclusive, sexuais, 4.851 estagiários abandonaram seus locais de trabalho ano passado. Inacreditavelmente, o Ministério afirma que estes “fugitivos” são, na verdade, criminosos que estão violando a lei, uma vez que – tecnicamente falando – já não cumprem suas funções originais. Ao contrário de reprimir práticas abusivas de escravidão moderna, o Japão as aplaude.

Leia também: Língua Portuguesa combate o crime no Japão

Vendo o número de imigrantes asiáticos aumentar, o Governo decidiu endurecer as regras, propondo multas de 3 milhões de ienes e até três anos de cadeia antes da deportação dos "fujões".

Os latinos (brasileiros, peruanos, etc) que já residem por aqui parecem não ser a maior preocupação do Imperador Primeiro Ministro nesse momento. Estamos somente no meio do fogo cruzado.


Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 9 DE SETEMBRO DE 2015
Texto: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby
Com informações da imprensa japonesa

Comentários