A Coreia do Norte Atacará o Japão?

Aviação sucateada e bagagens de mão encolhidas - Hobby News

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby News - Agora querem encolher sua bagagem de mão!

Agora querem encolher

sua bagagem de mão


Por um breve momento na história da humanidade, o ato de voar envolveu serviços de qualidade, etiqueta por parte dos profissionais da aviação e um relativo conforto durante as horas incômodas de um voo.

Atualmente, tudo isso deu lugar ao medo do terrorismo, serviços mínimos e preços das passagens tão nas alturas quanto os aviões.

Além de uma sardinha enlatada ter mais espaço interno do que um passageiro atual da classe econômica, agora a sua bagagem de mão corre sérios riscos de ser "encolhida" - pelo menos é isso que a IATA (Associação Internacional de Companhias Aereas) vem tentando implantar à força e contra a vontade de milhares de passageiros.


O anúncio veio mês passado, durante uma reunião em Miami, de forma sutil: as novas medidas de bagagens, ridiculamente pequenas (55x35x20cm), são agora uma "recomendação" para todas as companhias aereas, algo facultativo (não obrigatório), mas que deve ser completamente implantado daqui 5 anos.

Leia também: Não Confie em Companhias Aereas!

Desde a diminuição das "bagagens de porão" na Europa - antes cada passageiro em voo internacional levava duas malas de 23kg, contudo agora só permitem UMA mala - que os fabricantes de aviões buscam soluções que aumentem o lucro das companhias aereas.

Menos peso, mais lucro


Por trás da ideia estão Boeing e Airbus, as gigantes da indústria, que visam diminuir o peso das cabines de aviões com mais de 120 passageiros e, claro, lucrar mais. Seguindo a corrente das fabricantes de aviões, Lufthansa, Emirates e outras 30 companhias aereas já se mostraram seriamente propensas a aderir ao padrão, planejando engordar seu faturamento cobrando ainda mais tarifas para despachar o novo peso extra.

Leia também: Compras no Exterior - Contrabando e Impostos
A insanidade do Protecionismo Comercial Brasileiro

A tarifa para despacho de bagagens foi responsável por lucros de mais de US$ 3,5 BILHÕES apenas ano passado - e engorda as reclamações de passageiros que tem seus bens violados, furtados ou quebrados durante o trajeto ou nas esteiras de aeroportos.

Enquanto isso, atualmente, nos voos entre o Japão e vários países da Europa, os passageiros da classe econômica só podem levar UMA mala de 23kg por pessoa - em viagens para o Brasil, ainda vale a regra mais sensata, de duas malas com 32kg cada.

Leia também (recomendado!): Desembarque Complicado

Portanto, não se engane: tornar sua bagagem de mão menor é mais uma maneira de tirar dinheiro do seu bolso, vai tornar o embarque de passageiros ainda mais lento do que já é e aumentar as discussões homéricas entre passageiros indignados e funcionários truculentos e despreparados.


Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 21 DE SETEMBRO DE 2015
Texto: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby

Comentários