Velhos Novos iPods - Hobby News

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby News - Velhos Novos iPods.
Velhos Novos iPods

De uns anos pra cá, a gigante Apple vem acumulando lucros astronômicos, ditando tendências e carregando consigo toda uma indústria de periféricos (alguns excelentes, como o Henge Dock Station que analisamos aqui).

Como modelo de negócio, a Apple é, sem dúvida, a empresa que, atualmente, melhor entende o mercado de  tecnologia do século XXI - inclusive levando a obsolescência programada a patamares jamais imaginados pela concorrência até então.

O iPad Mini, por exemplo, já deixou de acompanhar as inovações seu irmão maior, apresenta desempenho inferior e não recebe upgrades de hardware na mesma velocidade que o iPad "grande". O novo MacBook também fundiu excelentes novidades (force touch, placa-mãe menor) a um hardware de fraco desempenho (criado em 2011), "encapado" numa carcaça dourada maleável demais pro meu gosto, que pode afetar a durabilidade do computador.


Ontem, ao lançar oficialmente - sem quase nenhum alarde - os novos iPods, a empresa mostrou que tem muito respeito por suas origens (afinal, o sucesso dos tocadores de mp3 da empresa no começo dos 2000 que alavancou o lançamento do iPhone e, consequentemente, o poder atual da maçã) mas não pretende investir em inovação.

Leia também: As Limitações do MacBook

A falta do TouchID sem dúvida foi o maior tropeço nessa nova geração, pois se trata de um aparelho pequeno e fácil de se perder. A tela não acompanhou o aumento de tamanho dos smartphones e, além de não receber a tecnologia Retina, também continua com míseras 4 polegadas. Em outras palavras, o iPod 2015 continua com a mesma "cara" de sempre, mas recebeu uma câmera um pouco melhor - além do mesmo processador que equipa os novos iPhones.

Leia também: A Vez do Apple Watch

O que faltou em hardware, os engenheiros tentaram compensar em diversidade de cores. Há, também, em caso de compra diretamente pelo site ou lojas da empresa, a possibilidade do cliente gravar seu nome ou qualquer outra frase na tampa traseira do aparelho.

E para onde foi a inovação?


Os iPods continuam como "porta de entrada" para o ecossistema iOS - não são produtos pra quem já possui um iPhone, iPad ou mesmo um MacBook - e talvez seja esse o motivo pelo qual a empresa não o descartou ainda. Mas não espere nada de novo, a ordem é esticar à exaustão o que já existe em termos de hardware.

Leia também: Kung-Fury: Você Precisa ver esse filme!

A questão é: com os preços no Brasil, seria este pequeno aparelhinho obsoleto o suficiente para encantar os usuários a ponto de fazê-los querer mergulhar ainda mais no Universo da Maçã?


Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 17 DE JULHO DE 2015
Texto: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby

Comentários