Vamos a Nagoya Ver Tailandesas?

Sites falsos enlouquecem a Imigração Japonesa - Hobby News

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Site falso enlouquece a Imigração Japonesa

Acostumados a episódios (mesmo que isolados) de xenofobia e racismo, os estrangeiros residentes no Japão agora estão também à mercê de sites duvidosos na internet, que propagandeiam notícias falsas sobre deportações e, inclusive, prometem recompensas em dinheiro para quem denunciar um ilegal à Imigração.

O Japão, notadamente um dos países mais xenófobos do mundo, possui uma legislação obsoleta e deficitária, que ainda permite estabelecimentos "Japanese Only" e não condena atos públicos de ódio racial (como os constantes protestos contra os coreanos e chineses que vivem legalmente no arquipélago).

O que anárquicos julgam ser "liberdade de expressão e de escolha", os estrangeiros encaram como um ato criminoso, que permanece impune por falta de uma legislação mais condizente com o séc. XXI.

Sim, no Japão pode-se falar mal de quase tudo (menos do Governo, claro. Clique e entenda), por isso a atual caça às bruxas atingiu, recentemente, portadores de vistos permanentes e outros status.  Sites na internet estão incitando pessoas a denunciarem seus amigos e vizinhos, acusando-os de terem perdido o direito de viver no arquipélago devido à mudança na Lei de Imigração. Essas denúncias maliciosas levaram o Ministério de Justiça a se manifestar publicamente à respeito:

Leia também: Pt-Br na luta contra o Crime no Japão

"Os coreanos da etnia Zainichi e seus descendentes, maiores alvos das denúncias que chegaram à Imigração, não perderam seus direitos de residência em 8 de julho". A data, na verdade, tem a ver com a troca da documentação de residência antiga [Gaijin Tōroku] por novos documentos [Zairyū Card]".

Como funciona o sistema no Japão  


Reflexo da inação de um governo omisso, essas denúncias foram comprovadas pelo Pocket Hobby, que encontrou reportagens em sites nada confiáveis, afirmando existir uma recompensa de até ¥50.000 (R$1.300,00 aproximadamente) por imigrante "ilegal" denunciado. O problema é que nenhum deles é, realmente, um imigrante ilegal.

Leia também: Desrespeito Policial nos Estados Unidos

Desde então aumentaram os telefonemas e e-mails aos escritórios de imigração, principalmente de japoneses, vizinhos desses estrangeiros, que estão caindo no golpe e denunciando-os erroneamente.

Portanto, tome cuidado: caso seja residente, sempre porte seu Zairyū Card ou, sendo turista, ande com seu passaporte todo o tempo. Gente má intencionada existe em qualquer canto do mundo.

Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 27 DE JULHO DE 2015
Texto: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby
Com informações da imprensa japonesa

Comentários