Vamos a Nagoya Ver Tailandesas?

Satoru Iwata, CEO da Nintendo, morre - Hobby News

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby News - Morre Satoru Iwata.
Morre Satoru Iwata, CEO da Nintendo

Todos nós já jogamos Super Mario ou outros títulos da Nintendo, como Donkey Kong, Mario Kart, Pokémon, Zelda e uma caralhada de outros títulos dessa empresa injustiçada do meio Nerd. O videogame que mais me garantiu horas de diversão foi, sem dúvida, o Super Nintendo.

Pois neste fim de semana fomos surpreendidos pela triste notícia do falecimento, neste sábado (11) o atual presidente da Nintendo Satoru Iwata, aos 55 anos. Complicações de um câncer no ducto biliar levaram-no a óbito no Japão.

Nascido em Sapporo, Iwata desde o colegial está envolvido com o Universo dos Jogos Eletrônicos. Claro que, naquela época, os games eram extremamente simples, mas após o Ensino Médio ele foi estudar Ciências da Computação no Instituto Tecnológico de Tokyo.

Durante a graduação, através de um trabalho como programador freelancer para a Hal Laboratoy, Iwata se envolveu com a Nintendo. Desde então ele está na empresa, como todo bom salaryman japonês. Em 2002, ele assumiu o cargo de quarto presidente da Nintendo e continuou a ajudar a Hal como consultor. Talvez seu maior destaque tenha sido no empurrão que deu na plataforma Wii.

Leia também: 10 Jogos para Toda uma Vida

Ao longo de sua carreira, ele foi produtor executivo de 117 títulos, uma marca memorável. O anúncio do falecimento aconteceu hoje de manhã em Kyoto, sede da empresa, numa breve coletiva de imprensa.

Leia também: Erro da CCTV, a Estatal Chinesa

Ano passado, o CEO Inata decidiu cortar seu próprio salário pela metade durante vários meses, após as perdas com os novos games das franquias Donkey Kong e Pokemon, que deixou a Nintendo na lanterna da disputa contra Sony e Microsoft.

Entretanto, quem perderá mais com o falecimento de Iwata serão as plataformas móveis, afinal ele era um grande incentivador de jogos baratos - ou, algumas vezes, grátis - para iPhone, Android e Windows Phone. Dizia ele: "o mercado está mudando, portanto a companhia que não se modernizar irá ficar para trás".

Leia também (recomendado!): E Agora, Nintendo?

De fato, uma perda irreparável para todo o mercado. Esperamos que as pretensões de Iwata quanto à modernização da Nintendo não sejam enterradas com ele.

Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

BRASIL, 13 DE JULHO DE 2015
Texto: Igor Martineli
Revisão: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby
Com informações da imprensa japonesa

Comentários