A vida no Japão está mais difícil - Hobby News

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby News - Vida no Japão mais Difícil
A vida no Japão está mais difícil

Pesquisa do Banco do Japão divulgada por agências de notícias japonesas informou que 51,1% dos japoneses sentiram piora considerável em sua qualidade de vida do último ano pra cá.

Exatamente isso que você leu: mais da metade dos 125 milhões de habitantes do Japão já reclamam que o poder de compra das famílias está ladeira abaixo. Desde a ascenção do Primeiro Ministro Shinzo Abe ao cargo, o aumento de impostos (de 5 para 8% em abril de 2014) e as políticas econômicas apelidadas de Abenomics prejudicaram a vida do cidadão comum.

Tais medidas vieram após a crise de 2008 nos Estados Unidos, que acertou em cheio o Japão, e o terremoto, seguido de Tsunami e problemas (até hoje não solucionados!) na usina nuclear de Fukushima em 2011.



Hoje o maior adversário do crescimento econômico japonês é o próprio Governo que, por um lado, contribuiu diretamente para a redução dos salários em mais de 40% dos entrevistados, enquanto por outro incentivou a inflação que corrói o iene frente ao Dólar e ao Euro.

Parece ruim? Mas pode piorar: haverá novo aumento no imposto sobre consumo em setembro de 2016 (de 8% para 10%).

Além disso, um fenômeno preocupante, que já devastou Vancouver, no Canadá, Sydney, na Austrália, e diversas metrópoles nos Estados Unidos chega também ao Japão: Chineses estão vindo pra cá, comprando diversos imóveis e inflacionando os preços das moradias.

Leia também: Imperador Shinzo Abe

Cá entre nós, o Japão sempre teve aluguéis caros. Mesmo em cidades pequenas é bem difícil conseguir um apartamento em condições mínimas por menos de ¥40~50.000 (R$1.300,00). Em Tokyo, Osaka ou Nagoya, o preço chega a triplicar, pois o espaço é reduzido, as calamidades naturais são uma ameaça real e as construções se deterioram com mais facilidade do que no Ocidente.

Leia também: The All New Instagram

Por isso, Imobiliárias Chinesas com escritórios aqui no Japão estão organizando tours duas vezes ao mês, trazendo grupos de 40 endinheirados para mostrar imóveis e persuadi-los a investir na especulação imobiliária local. Enquanto você ainda sofre com a burocracia para comprar uma casa no Japão, mesmo tendo gensen alto, emprego estável, visto permanente e fiador japonês, esses estrangeiros com visto de turista compram e vendem imóveis através de facilitadores e compatriotas "testas de ferro" que vivem no arquipélago.

Leia também: Policiais Japoneses Falam Português!

Resultado: os preços em Tokyo já subiram ao menos 11%. De cada 100 apartamentos e casas vendidas, pelo menos 15 foram abocanhadas por compradores no estrangeiro. A cotação mais baixa do yen  em décadas (novamente, agradeça a "Abenomics") e a valorização de terrenos por causa dos Jogos Olímpicos em Tokyo 2020 estão criando uma nova bolha imobiliária por aqui.

Portanto, espere mais dificuldades de agora em diante na hora de comprar ou alugar.

Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

JAPÃO, 15 DE JULHO DE 2015
Texto: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby

Comentários