Língua portuguesa combate o crime no Japão - Hobby News

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby News - Japão Policiais falando português !
Pt-Br contra o crime no Japão

Que o Brasil é um país violento, isso todo mundo já está cansado de saber. Mas o que poucos sabem é que andamos exportando um pouco da nossa criminalidade para o exterior. Pois é, em países como o Japão, o número de brasileiros que cometem crimes é muito alto, por conta disso o governo japonês, ao invés de chamar o Jaspion, o Goku ou um daqueles robôs gigantes para tomar as rédeas da situação e acalmar a população, decidiu implantar uma estratégia um tanto peculiar para combater o crime.

Durante dois anos alguns policiais japoneses aprendem, durante seu treinamento, o idioma brasileiro - inclusive gírias e termos técnicos jurídicos. Portanto, não estranhe se for para o Japão e enquanto estiver caminhando pela rua aparecer um policial correndo atrás de alguém gritando: "Aí mano, devolve essa grana, a casa caiu pra você!"


"O objetivo é facilitar o trabalho comunitário em regiões com muitos brasileiros, desenvolver ações de prevenção e dar orientações", afirmou à BBC Miguel Kamjunte, professor que dá aula de língua a policiais japoneses. Há também professores de chinês, coreano e outras línguas no lugar.

O Japão é o segundo país com o maior número de presos brasileiros no exterior, superado apenas pelos Estados Unidos. De acordo com o Itamaraty, a maioria dos encarcerados em território japonês responde por furtos ou roubos de pequenos valores, além do tráfico e consumo de drogas.

Leia também: Bye Bye Brazil

Só não vá pensando que este fenômeno é generalizado: se já é difícil encontrar um japonês que fale inglês decentemente, imagine um policial que fale nosso idioma...

Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

04 de junho de 2015
Texto: Igor Martineli     Revisão: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby
Com informações da BBC e NHK

Comentários