Vamos a Nagoya Ver Tailandesas?

A imigração japonesa no Brasil - Hobby News

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby News - Imigração Japonesa no Brasil
Dia da Imigração

Hoje, quinta-feira (18) é o dia da imigração japonesa, sendo assim, nós do Pocket Hobby, que somos todos profundos apreciadores da cultura oriental, não poderíamos deixar essa data passar em vão. Para tanto, preparamos este post super especial para você que é um imigrante japonês, ou simplesmente aprecia a cultura japonesa como nós.

O Brasil, é o país com o maior número de imigrantes japoneses, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis, eu não sei o que vocês acham, mas pra mim isso é GENTE PRA CARALHO!!!

Agora imagina você e sua namorada imigrante indo assistir um jogo de futebol num dia de estádio lotado no Pacaembu. Pois é, além de não caber todos os descendentes, você provavelmente perderia a namorada confundindo-a com os outras nikkeis. Afinal, "japa é tudo igual"....


Brincadeiras à parte, já faz mais de um século que a galerinha de olho puxado - lê-se japoneses - começou o seu processo de imigração para o Brasil e outros países. O processo oficial de imigração começou lááá em 1908, quando um navio (Kasato Maru) que vinha do Japão aportou em São Paulo, trazendo muita gente que deixou seu próprio país para trabalhar nas fazendas cafeeiras do interior paulista.

A maioria destes imigrantes se encontram hoje nos estados de São Paulo e Paraná. Na cidade onde moro, no interior do Paraná (estado mais conhecido como a Rússia Brasileira, se preferirem), há uma comunidade grande de nikkeis, e inclusive sou vizinho de um clube feito especialmente para essa galera, onde eles praticam baseball (o que pra mim até hoje é estranho, pois vejo este esporte mais presente em filmes americanos), e tocam taiko, um conjunto de instrumentos de percussão com sonoridade forte e envolvente (sei disso pois eles tocam essa parada várias vezes por semana, o que me causa dores de cabeça, mas isso não vem ao caso).

O povo oriental, sobretudo o japonês, têm uma cultura muito rica que fascina nós do Pocket Hobby - tanto que nosso revisor, Renato, atualmente vive no Japão - e além disso eles fazem o MELHOR Yakissoba do mundo, o que certamente garante a eles um lugar no céu.

Um delicioso Yakissoba servido em um chapéu descolado.


Mas e quanto a você? Também é um apreciador da cultura japonesa como nós? Tem parentes orientais? Amigos no Japão ou no Brasil? Gostaria que postássemos uma deliciosa receita de Yakissoba no blog? Diga nos comentários.


Quer se manter realmente informado? Clique!
Facebook - Twitter - Instagram

18 de junho de 2015
Texto: Igor Martineli
Revisão: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby

Comentários