Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Faltam 500 dias para as olimpiadas - Hobby Extra

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby Extra - Olimpíadas Rio 2016
Contagem Regressiva

No final de março de 2015, o Universo Esportivo se aquece na espera e o Governo Brasileiro (especialmente o carioca) se prepara para um novo evento. Apesar de esperarmos que não sejam repetidos os erros da Copa do Mundo, há muita preocupação quanto ao fiasco iminente: não há como limpar a lagoa Rodrigo de Fezes Freitas, por exemplo, logo ela que fica às margens do bairro Lagoa na nobre Zona Sul carioca e que, em suas águas que outrora eram potáveis (acredite se quiser!) eram berço do iatismo e remo e deram origem a dois dos times de futebol mais populares do Brasil (Flamengo e Botafogo), cujas origens residem em clubes de regatas.

Como já fizemos anteriormente com relação aos esportes em geral, agora comentaremos três grandes momentos de Olimpíadas passadas.


Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby Extra - Olimpíadas - Urso Misha1- O urso Misha chorando no encerramento da Olimpíada de Moscou em 1980

Durante a Guerra Fria, a rivalidade capitalismo vs socialismo polarizava tanto Estados Unidos quanto União Soviética, inclusive nos esportes, cujo sucesso de atletas se tornava também marketing de sucesso de determinado sistema de governo; havia, de ambos os lados, a exploração das imagens de "ídolos nacionais", diversas manifestações apaixonada a líderes e o culto aos interesses dos Estados. Naqueles Jogos Olímpicos houve um boicote, liderado pelos Estados Unidos e seguido por vários outros países capitalistas. O evento perdeu, o esporte perdeu, mas um mosaico mostrando um urso chorando entrou para a história: o planeta parecia extasiado com o fim do maior espetáculo da Terra e aquele urso chorão simbolizava todos os problemas que atingiram milhares de pessoas durante o período - guerras, fome, miséria e o desejo coletivo de paz entre os povos (que parece tão inalcançável hoje como a 35 anos atrás).

Essa imagem foi tão emblemática que nos jogos olimpicos de inverno em Sochi na Rússia em 2014 a cena se repetiu e emocionou todo o mundo novamente apesar dos problemas russos como as guerras contra a Ucrãnia a intolerancia com os gays...enfim basta uma imagem como essa que o mundo possa se encher de esperança.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby Extra - Olimpíadas Flecha2- A flecha de fogo rasgando os céus até atingir a Pira Olímpica

Nas Olimpíadas mais bem sucedidas em termos urbanísticos (durante sua preparação Barcelona foi praticamente toda reconstruída e se tornou umas das cidades mais visitadas do mundo), a cerimônia de abertura seguia normalmente, com todas as delegações marcando presença; luzes se apagaram e o foco estava em um arqueiro desconhecido, que pegou uma flecha, ateou fogo e atirou ao alto, atingindo a Pira Olímpica em cheio, inaugurando de um jeito quase inesquecível mais essa Olimpíada.



Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby Extra - Munich 19723- Massacre de Munique em 1972,  o nine-eleven esportivo 

Durante a madrugada do dia 4 para 5 de setembro durante as Olimpíadas da Alemanha, algumas pessoas vestidas de preto passaram livremente pelos alojamentos de atletas sem serem notadas. A olhos despreparados, eram apenas sujeitos indo ou vindo da vida noturna alemã, mas eram terroristas que iriam matar israelenses e chocar o mundo - tanto que Steven Spielberg, em 2005, filmografou a ação (mas poderia ter sido melhor).

O triste episódio fez aumentar e muito as exigências de segurança dos Jogos, tanto que a maior parte do orçamento é justamente impedir que isso algum dia se repita, tanto que na olimpíada carioca no ano que vem serão investidos 580 milhões de reais.

Deixamos algum feito de fora? Comente!

Texto: Raphael Caverna     Revisão: Renato Brandão     Edição: Pocket Hobby