As Limitações do MacBook - Hobby Tech

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Os defeitos do novo MacBook
MacBook rouba a cena do Apple Watch

A apresentação de ontem mostrou a falta de inovação da Apple, o que é uma atitude bastante contraditória da empresa que já patenteou canetas inteligentes, telefones flexíveis e, inclusive, um sistema de coleta de dados em tempo real para smartglasses, mas não lançou nada novo, de novo.

Por isso, talvez, que o "Spring Forward" tenha sido um evento de tropeços e limitações, e a política de "esticar à exaustão" as tecnologias atuais foi palavra de ordem durante o show.

Não entenda mal, nós do Pocket Hobby reconhecemos a importância do iPhone, a praticidade de um MacBook mas, ainda assim, nos consideramos fãs "sunitas" da Apple, e mesmo o frisson inicial não embaçou nossa atenção aos detalhes decepcionantes.

Exemplo anterior aconteceu no lançamento do iPad Mini 3, não um "produto novo" mas, de fato, o mesmo tablet de 2013 com nova opção de cor (dourado) e a inclusão tardia do TouchID.

Obviamente, o novo MacBook mostrou-se encantador: ultrafino (menos de 1,5cm de espessura), ultraleve (920g), com 8Gb de memória RAM, tela Retina e agora conta com três opções de cores. É um computador elegante e estiloso (a versão dourada irá vender como água), com o novo padrão USB-C 3.1 - que unificou todos os conectores, inclusive o de carregamento.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Novo MacBook 12 polegadas
Entretanto esperávamos mais. Queríamos mesmo um iPad Pro, muito mais inovador do que um novo modelo de notebook...

Além da inegável falta de criatividade do nome, a reduzida superfície "matou" um dos detalhes mais charmosos nos MacBooks: o logotipo da maçã não possui mais iluminação, tornando-se brilhoso e sem graça. Sempre defendemos a transposição dessa elegante feature para os celulares, mas parece que a empresa decidiu "matar" a feature mais legal de sua linha de computadores.
A câmera "FaceTime" apresenta 480p, quando a tendência atual está nos 1080p. Nada surpreendente, se levarmos em conta que o carro-chefe da marca (iPhone) possui câmera de 8 megapixels...
E a falta do TouchID no aparelho foi o balde de água fria do evento.

Leia tudo o que já publicamos sobre a Apple aqui

Ainda assim, o novo MacBook foi mais empolgante que o Apple Watch, pois muitas dúvidas nublam a utilidade do wereable: como uma mesma empresa consegue produzir um notebook tão fino e, ao mesmo tempo, um relógio tão grosso?!

Os controles ainda parecem confusos e, mesmo para os padrões americanos, o preço do modelo mais simples ainda é bem salgado. No Brasil, então, o valor é proibitivo.

O relógio peca pela falta de utilidade, parece mais um periférico do iPhone do que, necessariamente, um produto completo.

Além de poucos sensores de monitoramento (acelerômetro, giroscópio e frequência cardíaca), a bateria ainda limita a liberdade do usuário - mas, pelo menos, ele é a prova d'água...



[ATUALIZADO]
Claro que não demorou nem 24 hrs para alguém parodiar lindamente esse relógio...


Compartilhe suas opiniões!

Texto: Renato Brandão          Edição: Pocket Hobby

Comentários