Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Crossover entre Alien, Predador e Prometheus - Hobby Studio

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Crossover Alien Predator Prometheus
Como seria um Universo com Aliens, Predadores e Bebês Engenheiros Gigantes

Um Crossover Cheio de Potencial


Texto: Renato Brandão
Edição: Pocket Hobby

É oficial: a Fox está trabalhando em um novo filme que envolve a franquia Alien, muito em parte estimulada pelo sucesso do game Alien: Isolation. O diretor já foi, inclusive, confirmado: trata-se de Neill Blomkamp, que já criticou o apartheid em Distrito 9, mostrou uma Los Angeles futurista destruída em Elysium e plagiou se inspirou no visual de Appleseed no novíssimo Chappie.

Além desse filme, uma continuação de Prometheus está a caminho (como se o primeiro filme já não fosse ruim o suficiente) e também teremos novidades relacionadas ao Predador. Parece que o gênero de horror survival misturado à ficção científica está em alta outra vez. Muito por causa deste game:


Não é nenhum segredo que nós do Pocket Hobby adoramos ficção científica, Universos Distópicos e Teorias do Fim do Mundo - e ao sabermos que os três títulos poderão, num futuro próximo, ser integrados num NOVO UNIVERSO, quase piramos. Afinal, as últimas tentativas de crossover (Alien vs Predador), apesar da crítica desfavorável, foram películas divertidas - e o Predadores também.

Mas encaixar três Universos num filme só, sem remendos a la Frankenstein, é algo possível? Vejamos:

- A primeira coisa é decidir o que entra e o que sai no roteiro - um possível novo filme precisa encontrar o perfeito equilíbrio entre independência das obras anteriores (auto-identidade) e credibilidade para uma nova história (background). Não é trabalho fácil, já que existirão mudanças que podem soar estranhas para os fãs e podem comprometer o entendimento do plot.

Novos parâmetros serão traçados, e esperamos que se forme um cânone coerente; e é aí que a timeline do Alien se mostra um desafio.

- Em declarações anteriores, o diretor disse: "Eu não estou tentando desfazer Alien 3 ou Alien: Ressurrection", mas também confirmou sua preferência pelos primeiros filmes da franquia ao afirmar "Eu quero fazer um filme que esteja conectado com Alien [o primeiro] e Aliens [o segundo]". Basicamente, ainda é cedo pra saber se os eventos dos últimos filmes estarão presentes ou não, ainda que como mero pano de fundo, mas sites americanos de entretenimento dão conta da presença de uma Ripley mais velha, e não um clone - o que faria todo o sentido, do ponto de vista comercial.

- Quanto aos acontecimentos do Predador original, com Arnold Schwarzenegger, esses certamente estarão encaixados em algum momento da nova franquia, mas a fraca continuação com Danny Glover (que só fez algo que prestasse em Máquina Mortífera) provavelmente ou será deixada de lado, ou terá pouco peso na trama - apesar de ser a primeira menção do encontro de Predadores com os alienígenas de sangue ácido no passado.
Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby Studio - Predator
Agora caminhamos sobre terreno arenoso: Predadores, apesar de ligeiramente melhor, introduz a "castização" dessas criaturas e cheira a Guerra Civil, o que desestabilizaria a civilização da espécie caçadora.

Aparentemente, a Fox parece gostar da ideia de manter intacta a trilogia onde o(s) Predador(es) são a única raça alien da tela, mas a julgar pelas primeiras batalhas entre eles e os Aliens, a decisão pode pender para qualquer lado. Afinal, estamos falando da raça que assassina humanos não por necessidade, mas pela pura diversão da caçada. Eles carregam um código de honra, são espertos, estão bem equipados e possuem inteligência suficiente para subjugar nossa pobre raça humana facilmente, caso queiram. Não passamos de um joguete para eles.

Em contrapartida, Aliens são monstros "puros", fisicamente intocáveis por causa do ácido correndo nas veias, que atacam pobres humanos de guarda baixa: são a quintessência do terror, que não apenas mata, mas o faz da maneira mais gore, assustadora e dolorida possível.

- Nesse momento, é justo pensar onde se encaixa Prometheus nisso tudo: o filme de Ridley Scott introduziu os Engenheiros Criadores e seu planeta-arsenal de armas biológicas, portanto nada mais lógico para arrematar o embate do que colocá-los no tabuleiro de uma nova sequência. Estamos falando de uma "raça superior" intelectual e tecnologicamente, os responsáveis pela existência dos humanos - e que, por um motivo ou outro, acreditam que nossa existência é um erro.
Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Crossover Alien Predator e Prometheus
Durante os anos, vimos diversos quadrinhos e games relacionados às franquias darem certo, e Alien: Isolation trouxe a filha da Ripley para o protagonismo. Como a proposta da Fox é não apenas integrar os três Universos, mas também expandi-los, faz todo o sentido pegar uma carona no sucesso do game...

O Genocídio Humano como Dano Colateral

Cada uma desses três seres extraterrestres, somente pelo simples fato de suas existências, já representa um perigo iminente de extinção à raça humana, e mesmo a superexposição dos últimos anos não tirou desses monstrengos seu potencial de aterrorizar o espectador - ainda que seja necessário construir uma narrativa que mescle terror e tensão em doses exatas. O público-alvo, afinal, não é mais aquele dos anos 80, e a premissa de monstros digladiando-se apenas pelo prazer estético da luta nas telonas não faz mais tanto sentido quanto antes. A não ser que Michael Bay traga suas câmeras rotativas malucas e cenas com 18934 coisas acontecendo ao mesmo tempo pra franquia...

Alien, Predador e Prometheus unidos numa só obra possui potencial para a discussão de temas como a violência desenfreada, políticas econômicas opressoras, relações humanas e, principalmente, são histórias riquíssimas que transitam entre a selvageria e os limites da nossa civilização. Três ameaças alienígenas talvez sejam capazes, afinal, de destruir qualquer mundo.

E você, gosta dessa possibilidade?

Comentários