Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Money Soccer League - Hobby Sports

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby Sports - Money Soccer League Photo
Let's Play Futebol

Quando Americano aprender a gostar de futebol...

Convenhamos, o "americano médio" tem uma relação curiosa com o futebol: com tantas idas e vindas, a opinião geral é de que o esporte mais parece coisa de mulher, latino e europeu fresco. Raras foram as ocasiões onde o futebol americano, ou o basquete, o baseball (com um público cada vez mais envelhecido) ou mesmo o hóquei perderam o status de "esportes de verdade" para o nosso querido futebol "padrão"...

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby Sports - Money Soccer League - Pelé no Cosmos !
Muitos pensam que as tentativas de emplacar o soccer são fenômenos relativamente recentes, que os yankees só deram importância para o esporte após a Copa do Mundo de 1994, mas não, a coisa começou na década de 70, com magnatas da mídia americana que não pouparam e$forços para trazer o que havia de melhor da época: Franz Beckenbauer, Johan Cruiyff e até o Pelé que, jogando pelo Cosmos de Nova York, seria o grande nome que garantiria o sucesso do campeonato.

Os estádios estavam lotados e a aposta certa é que iriam sediar uma copa do mundo na década de 80, mas ao perder a oportunidade para a Espanha em 1982 e logo em seguida a de 1986 para o vizinho México, a frustração e a dor de cotovelo tomaram conta. A liga deixou de ser bem sucedida, foi superada pela italiana (que tinha Maradona, Zico, Platini....) e as arenas ficaram vazias.

Rapidamente, o soccer se tornou Underground.


Pocket Hobby - www.pockethobby.com - Hobby Sports - Money Soccer League - Copa de 1994 - Dunga
Com a Copa de 1994, o que era uma abertura de um novo mercado para a FIFA foi uma grande oportunidade para o americano que queria algo mais com a "cara deles": a MLS (Major League Soccer) sofreu alterações como a do cronômetro em contagem regressiva, o jogo dividido em 4 tempos (quartos) e o divertido shootout onde uma partida empatada, ao invés de ser decidida em disputa de penaltis, terminava com o atacante que partia do meio de campo e tinha que driblar o goleiro.

A alegria durou pouco, pois  a FIFA disse para os americanos - ao melhor estilo Romário: "Pô, parceiro, acabou de chegar e já quer sentar na janelinha?! Nem a pau!" E o futebol por lá voltou a ser igual a como é jogado no resto do mundo.

No século atual a MLS impôs o plano de se qualificar como uma das melhores ligas do mundo, mas sem as loucuras dos anos 70. Buscando um crescimento sustentável (basta dizer que ela tem a oitava maior média de publico no mundo), ela está se expandindo e já recebe alguns dos melhores jogadores do mundi, como o francês Thierry Henry, o inglês David Beckham e o brasileiro Kaká, que jogará pelo Orlando City, que tem dono um brasileiro ''bruxo'' das antigas, que fez fortuna ao passar pra frente as suas franquias de cursinhos de inglês.


It's gonna magic...

Comentários