A Coreia do Norte Atacará o Japão?

Gameplay e Advertising - Play for Hobby

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - Middle Earth - Shadow of Mordor - Dinheiro e YouTube

Opinião Comprada Vale?

09 de outubro de 2014 - Atualizado 27 de maio de 2015
Texto: Renato Brandão 
Revisão: Raphael Caverna
Edição: Pocket Hobby

Quantas vezes você não acessou o YouTube ou a Twitch Tv exclusivamente para ver alguém jogando videogame? Não aprendeu aquele glitch maroto na net? Ou, ainda, não pensou: “Será que esse game é bom mesmo? Quero ver alguém jogando, pra depois decidir se compro ou não...

Pois é. Século XXI, interatividade, gente demais correndo atrás do mesmo sonho... E aí é que começam os problemas – simplesmente não há espaço para todos ganharem dinheiro publicando seus conteúdos, principalmente quando todos estão limitados à mesma gama de jogos.
A velha discussão sobre publicidade disfarçada dentro do YouTube recomeçou quando alguns produtores de conteúdo tiveram a oportunidade de jogar – e gravar – suas impressões sobre Middle-Earth: Shadow of Mordor antes da imprensa especializada: todos que publicaram gameplays nos Estados Unidos repetiam a mesmas opiniões positivas sobre uma fantástica jogabilidade, gráficos muito bons e colocaram disfarçadamente várias “calls to action” – quando o gamer aconselha vorazmente a compra do produto e mostra apenas aspectos positivos durante sua jogatina.

Num jogo com tal temática (misturando RPG, story telling e ação), é quase impossível não se falar do Universo de Senhor dos Anéis e dos filmes do Peter Jackson – mas ninguém mencionou sequer uma palavra. Nenhum deles “lembrou” de Tolkien. Não houve um comentário sequer sobre os (vários) bugs do jogo. Parece até que ninguém viu a enxurrada de referências...

Ninguém notou isso?!

Pouco depois, alguns assumiram possuir acordos com a Monolith (produtora) que lhes garantia experimentar o produto, produzir material e publicar em primeira mão, em troca de opiniões positivas sobre algo que mais parece uma mistura capenga de Assassin’s Creed, GTA V e Red Dead Redemption, com um sistema de evolução de personagem similar a qualquer outro game genérico.

Leia também: É assim que se faz propaganda!

Seguramente, todos nós já fomos convencidos a consumir determinado conteúdo por conta de uma propaganda que, muitas vezes, foi patrocinada - e sequer nos demos conta disso. Uma indústria de vários BILHÕES de dólares anuais possui este poder, dentro e fora dos gameplays. E continuará investindo pesado para te convencer.

Não importa o quão confiável aquele carinha do outro lado da sua tela de PC pareça, não se deixe levar por propaganda enganosa - eles estão ricos pois são especialistas em te ludibriar.


Siga nossa filosofia: Just Play For Hobby
e bom divertimento.

Comentários