A Coreia do Norte Atacará o Japão?

"Game não é esporte": O potencial do eSport foi menosprezado? - Play for Hobby

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby 5 - eSports !!!

O potencial do eSport foi menosprezado?


Durante a madrugada brasileira, eu, que “vivo no futuro” acompanho portais japoneses e britânicos de notícias, além de sites americanos, CNN, Reddit e outros. Enquanto você dorme, eu trabalho.

Aliás, minha timeline assusta à primeira vista – notícias em inglês, piadas em espanhol, brasileiros “xingando muito” e inutilidades em japonês. Até russo de vez em quando aparece por lá.

E também já não me surpreendo mais quando, ao primeiro raio de sol tupiniquim, os portais de “notícias” brasileiros matraqueiam os mesmos assuntos, agora traduzidos e descreditados, que sites internacionais produziram.

Não temos uma “imprensa” brasileira, no sentido estrito da palavra, mas uma máquina de Xerox internético - o plágio na internet em português vai desde o grande portal global até os sites "fundo-de-quintal": alguém do outro lado do mundo cria, outra pessoa noticia e os brasileiros traduzem.
Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby 5 - eSports 2
Enfim. Quando John Skipper acordou, numa bela manhã, pensando “vou dar uma entrevista ao portal re/code”,  bastou uma frase para colocá-lo em situação complicada: “eSports não é um esporte de verdade”.

Coletada às pressas, traduzida nas coxas e repostada Brasil afora, a declaração gerou reclamações, ofensas e críticas. Mas o problema foi a descontextualização.

O presidente da ESPN – parte do grupo Disney (nem parece né?) – maior canal pago de esportes do mundo referia-se ao óbvio: “Não é esporte, é uma competição, como o xadrez”. Faz todo o sentido.

Esportes “reais”, para um empresário televisivo como ele, são os que possuem "prática física", que dependem do corpo do atleta para serem praticados (canoagem, automobilismo, futebol) e geram anunciantes que desejam suas marcas associadas a este determinado estilo de vida. Talvez seja um conceito antiquado, mas ainda é vigente - e influente.

Pôquer, xadrez, LoL, Battlefield e WOW, apesar dos campeonatos extremamente organizados, são, sim, competições, cujos atletas, apesar de também precisarem de uma preparação específica e direcionada, estão num patamar diferente (nem superior, nem inferior) da natação, por exemplo.

Podem reclamar, podem xingar, mas entre um campeonato de F-1 e um Torneio de CoD existe uma indústria tradicional e bilionária. Popularizar os jogos competitivos é prioridade para que todo o potencial do videogame seja uma realidade.
Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby 5 - eSports 4
Um dia estaremos lá no meio!

Gostou?! Stalkeie à vontade!


 Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - First Person Shooter
POST RELACIONADO
 Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #HobbyCartoon - Star Wars
POST ANTERIOR
 Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #HobbyStudio - Não Imite esses Caras
POST ALEATÓRIO










Comentários