10 jogos para toda uma vida - Play for Hobby

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida!


Você se lembra o que fez com seu primeiro salário?


Eu sim. Aliás, todos os upgrades na minha carreira vieram com um pequeno ritual: torrar uma parcela gorda do primeiro pagamento numa “recompensa” pessoal, algo que me trouxesse aquele prazer etéreo, imediato e capitalista de comprar simplesmente pelo prazer de possuir algo - geralmente equipamentos eletrônicos, pois meu lado geek prevalece nessas horas. Também já gastei muito dinheiro com roupas, mas comprá-las sempre me trazia a estranha e quase inexplicável sensação de uma experiência... Incompleta, por assim dizer. O único gasto que trazia um prazer duradouro eram mesmo os jogos de videogame.

Até pouco tempo, não entendia o motivo da compra de games ser uma experiência que “foge do imediatismo”, da alegria de cinco minutos, mas após pesquisar sobre o tema, ficou (ainda mais) claro que as horas de jogo criam memórias de longo prazo duradouras, e mesmo o final de cada partida não apaga as novas experiências trazidas pelo game.

O que torna este dinheiro um ótimo investimento pessoal.

Outros benefícios deste Universo estão relacionados com a diminuição dos vícios (afinal, quem tem tempo de fumar, dormir, consumir álcool, ter vida social ou roer as unhas enquanto o inimigo está ganhando?!) e o aumento da atividade cerebral (inclusive em idosos, que melhoraram sua capacidade cognitiva após algumas horas de jogo).

A boa e velha frase “jogo para desestressar” prova-se cada dia mais verdadeira – pesquisas apontam que a liberdade do Universo Virtual melhora a relação entre os seres humanos no mundo real.

Portanto, listarei os 10 jogos mais importantes da minha vida. Obviamente, esta é uma seleção pessoal sobre como gastar inteligentemente algumas Dilmas com entretenimento, dividida da seguinte maneira:

Passado

Certos jogos me acompanharam durante a adolescência, entretanto, a nostalgia de tais memórias perdura até hoje. Não recomendo tais títulos, pois são extremamente datados e talvez não proporcionem o mesmo prazer da época do lançamento.
Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida - Flight Simulator 2002 - e muito mais!!
- Flight Simulator 98/2002: Talvez um dos melhores simuladores já criados, o jogo possui uma diversidade gigante de aviões, todos muito próximos aos reais, assim como uma física de voo quase perfeita. Entretanto, os gráficos de solo eram piores que as fotos de satélite do “Maps” da Apple, além da pouquíssima profundidade de campo. E não conheço ninguém que tenha conseguido controlar os helicópteros sem acidentes desagradáveis.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - SimCity 2000
- SimCity 2000: Agradeça (ou culpe) este “pequeno prodígio” por toda a enxurrada de “FarmVilles” e outros joguinhos de redes sociais. Este simulador de cidades te proporcionava horas intermináveis de construções monstrengas – piores que as ruas de São Paulo, administração de contas públicas e cuidados com desastres naturais. Expliquei sobre o jogo neste post aqui, vale a pena conferir.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida - Super Mario - e muito mais!!
- Super Mario: preciso explicar?! Desde o Super Nintendo esta franquia mega explorada garante a diversão de muito marmanjo por aí, mesmo em suas versões mais recentes... Porém o clássico Super Mario Bros. é o limiar de uma época, responsável por esse mercado bilionário atual.

Presente

Aqui estão títulos com os quais me divirto atualmente. Estes, sem dúvida, valem seu dinheiro (mesmo que não sejam tão recentes assim)!

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida - GTA V - Grand Theft Auto 5 e muito mais!!
- Grand Theft Auto V: Uma franquia tão conturbada quanto seu conteúdo – o que era de se esperar de uma pesada sátira ao modo de vida americano. Possui não apenas um, mas três personagens jogáveis: Franklin, o típico “nigga” que sonha dar seu grande golpe; Michael, o assaltante “aposentado” que fingiu a própria morte; e o preferido da maioria, “Red NeckTrevor – roupas sujas, rasgadas, um trailer vagabundo como casa e um negócio envolvendo drogas, chantagem e clubes de prostituição. O novo modo multiplayer online me custou horas intermináveis de vida sem qualquer arrependimento.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida - Carmageddon - e muito mais!!
- Carmageddon: título proibido no Brasil décadas atrás pela violência desenfreada, esse misto de Destruction Derby, corrida e festival de atropelamentos possui agora versões para iPad e dispositivos móveis. Vale pela nostalgia e a sensação de dirigir “without consequences”, mas não espere grande coisa.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida - The Last of Us - e muito mais!!
- The Last of Us: após a explosão de livros e jogos distópicos, apocalípticos e de Zumbis, surgiu o único game capaz de me reaproximar dos consoles, após mais de uma década de ausência. Com gráficos excelentes, cenários fantásticos, uma trilha sonora envolvente e um roteiro impossível de descrever em palavras, Joel e Ellie te conquistam nos primeiros 10 minutos. Caso ainda não tenha experimentado, cuidado pra não se viciar!

Futuro

Ansioso como nunca, listo aqui alguns nomes que ainda não saíram da “fase beta” ou, infelizmente, ainda não tive o prazer de jogar.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida - Rust - The Forest - e muito mais!!
- Rust! e The Forest: extrapolando meu conceito preferido (“sandbox”), indico dois jogos que, apesar de ainda não estarem em suas versões finais, possuem features que prometem inovar o gênero. Ambos consistem em acumular recursos e sobreviver à canibais ou outros jogadores, alimentando o lado hoarding de todo compulsivo que deseja sobreviver à qualquer custo.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida - Battlefield HardLine - e muito mais!!
- Battlefield Hardline: fugindo do tema central da franquia, este game leva a guerra para dentro das cidades, prometendo novas horas de mata-mata sem limites. Vale a pena jogar a demo e esperar até o ano que vem.

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - 10 Jogos para toda uma vida - Titanfall - e muito mais!!
- Titanfall: este título parece “deslocado” da lista... Contudo, apesar dos conceitos inovadores do game atual, ele passa a impressão de estar “incompleto”. Sempre aguardei por algo que colocasse robôs gigantes (decentes) se digladiando loucamente, porém não foi desta vez.

Leia também: A Era dos Robôs Gigantes?

A sensação de “algo incompleto” permeou minhas poucas horas de teste neste jogo, e quem sabe uma possível continuação da franquia traga gráficos melhores, jogabilidade mais amigável. bots menos burros e robôs (pelamordedeus!) mais rápidos e interessantes... É esperar pra ver.



Não esqueça de compartilhar!


Quer incluir algum jogo na lista?! Deixe seu comentário que discutiremos a respeito!

Comentários