Robocraft - Esquadrão "Morri"!

Japão e tatuagens - Cultural Shock

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #CulturalShock - Japão e Tatuagens

Tatuagem é Arte?



O Japão mudou muito desde o fim da Segunda Guerra Mundial - de país militarizado, hierárquico e com raízes feudais agrícolas extremamente duras, passou ao status de país desenvolvido, berço da eletrônica miniaturizada moderna, dos maiores estúdios de jogos e videogames e das melhores montadoras automobilísticas. Contudo, permanece um lugar bastante tradicional.

À exemplo da Coreia do Sul (após a guerra dos anos 50) e da China (após várias reformas econômicas e políticas), o Japão é contraditório, por assim dizer, e tanto o velho quanto o novo convergem de maneira estranhamente harmônica para criar uma identidade nacional. Cito o exemplo dos banheiros que, ao mesmo tempo, possuem modernos (e caros) assentos (os washlets), mas muitas vezes não estão sequer ligados à rede de esgoto (sim, muitas casas ainda usam famigeradas fossas sanitárias, mesmo em metrópoles como Tokyo). E as tatuagens.

Antes de mais nada, eu não tenho tatuagem - mas convivo com pessoas tatuadas, e escuto verdadeiras falácias sobre o tema. Seguem algumas:

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #CulturalShock - Japão e Tatuagens 4

"É coisa de yakuza"

ERRADO

As tatuagens tradicionais, 入墨 (irezumi), feitas sem as modernas máquinas e com tintas especiais, são marca registrada dos bōryokudan (grupos criminosos), a Máfia local, mas não existe exclusividade no uso desses desenhos corporais - inclusive, muitos brasileiros aqui ou possuem tatuagens ou são tatuadores, desenhistas, enfim, profissionais do ramo.

Contudo, o uso de tatuagens, proporcionalmente, é maior em estrangeiros do que em japoneses natos - mas as mulheres, principalmente, estão cada vez mais aderindo a elas.


Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #CulturalShock - Japão e Tatuagens 2

"São proibidas"

CORRETO... Em alguns casos.

Alguns estabelecimentos não permitem a entrada de pessoas com tatuagem aparente, o que é diferente de proibição da tatuagem em si. Geralmente, alguns lugares como os onsen, casas de banho com águas termais, por tradição proíbem pessoas tatuadas por não desejarem criminosos (com tatuagens gigantes, muitas vezes cobrindo as costas, peito e braços) em suas dependências. Entretanto, para quem possui uma ou duas tatuagens de tamanho reduzido, é fácil cobri-las com パチ,(pachi), adesivos que cobrem a pele, e não há problema algum.
Algumas lojas e principalmente academias de ginástica também seguem tal norma, o que pode ser facilmente resolvido com roupas apropriadas.



"É motivo de preconceito"

CORRETO. Só que nem tanto...

Em entrevistas de emprego, o maior erro de alguém é deixar uma tatuagem aparente, de qualquer tamanho. Mas, como dito acima, roupas apropriadas resolvem o problema - e esse tipo de preconceito também acontece bastante no ocidente...

No final, são tantos os fatores que podem interferir nessa mentalidade, que listá-los fica impossível.

Portanto, existem duas correntes em conflito por aqui: a tradicional, que faz ligação direta entre tatuados e criminosos, e outra, mais recente, que enxerga tudo como "arte corporal", altamente ligada à moda. Para os estrangeiros, é fácil notar que os tempos (e os costumes) mudaram, mas para um japonês (principalmente os mais velhos), o preconceito é um entrave social que será colocado cada vez mais em cheque.

Especialmente se você se deparar com algo assim


Gostou?! Aqui tem mais

Posts relacionados
 Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #CulturalShock - MITOS DA VIDA NO JAPÃO




 Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #PlayForHobby - facebook - Apocalipse Z, High School of the Dead, The Last of Us e muito mais!


Bem vindo ao Apocalipse


Comentários