Bem vindo ao Pinball - Play for Hobby


Não deixe a bola cair

Nos meus bons tempos de fliperamas, de um lado havia máquinas com os mais novos lançamentos, em que vários fãs alucinados torravam suas fichas em Street Fighter e King of Fighters, ou até mesmo alguns lobos solitários que curtiam Pac-Man e jogos de nave. Porém, o que mais me chamava a atenção estava do outro lado da loja: uma fileira interminável de umas mesas de vidro que faziam barulhos e sacudiam ao mexer com luzes brilhantes. Pronto, tinha sido fisgado pelo Pinball...


Mas de onde ele veio e porque ele está tão presente na memória afetiva dos antigos "ratos" das casas de games?

Tudo isso teve começo na época da França antes de sua revolução, houve uma festa para a corte real no chateau Bagatelle onde numa mesa, uma bola tinha que derrubar pinos. Esse jogo arcaico se tornou mania local e chegou anos depois aos Estados Unidos, e lá os tacos que empurravam as bolas foram substituídos por pinos.

Nos anos 30, as mesas de Bagatelle eram operadas em moedas, passando a ser conhecidas como ''pin games''. Elas se popularizaram ao ponto de, nos tempos da depressão americana, por atualmente impensáveis 1 centavos darem direito a 5 bolas no jogo. Tamanho sucesso deu origem a 150 empresas fabricando pinball nos EUA. Não demorou para que fossem usadas como instrumento do American Way of Life pelo mundo.


Nos anos 70, os pinball começaram a chegar no Brasil. Pelo custo proibitivo de se importar as máquinas, já que isso era considerado um produto supérfluo, muitas máquinas nacionais foram produzidas em São Paulo e, rapidamente, se espalharam por bares e fliperamas de todas as cidades do país.

Em 1978, ele chegou aos games no Atari e foram feitos versões de todos os tipos e gerações desde o que vinha instalado no Windows xp (talvez o Space Pinball mais conhecido do Universo) até o novíssimo Star Wars para Xbox One, mas os que mais chamou atenção mesmo foram as inúmeras máquinas sendo feitas, visto que elas eram cada vez mais especializadas e funcionavam como uma excelente forma de marketing, para qualquer filme, tornando-se hoje um item de colecionador.




[ATUALIZADO-13/08] Hoje na Apple Store dois jogos para iOS entraram em promoção
(não sabemos até quando)



Gostou?! Prestigie!






Post relacionado




Post anterior



Você já foi à Bahia?
Após 70 anos, muitos estereótipos sobre os latinos não mudaram quase nada