Vamos a Nagoya Ver Tailandesas?

Espanha: passaporte carimbado? - Cultural Shock


Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #CulturalShock - Castelo de Maqueta, Espanha, São Paulo, Preços de Imóveis no Brasil e muito mais!_huj

#SomosTodosExilados

Sempre existiu um "canto da sereia" nos ouvidos sul-americanos sobre o requinte da "Civilização Europeia". Não à toa, muitos compatriotas (em especial brasileiras de "vida alegre") decidiram fazer as malas e tentar a vida na Espanha desde os anos 2000: isenção de visto, oportunidades de "dinheiro fácil", um "pé na Europa" (aliás, dois) e a ilusão de uma qualidade de vida superior à encontrada em casa. Afinal de contas, cada vez menos pessoas estão dispostas a pagar o quase estupro que se tornou o custo de vida no país do Carnaval - além da violência, é claro. 

Tais motivações também "cantaram" nos ouvidos dos primeiros dekasegis - que encontraram um Japão reestruturado, moderno, receptivo à mão-de-obra latina e, o mais importante, altos salários.

Alguns aproveitaram as oportunidades que surgiam: aprenderam o idioma local (por mais difícil e alheio que fosse), buscaram melhor qualificação profissional, mandaram seus filhos para a faculdade... Mas, convenhamos, o cenário global não podia estar pior (tanto na Europa quanto no Japão).


Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #CulturalShock - Castelo de Maqueta, Espanha, São Paulo, Preços de Imóveis no Brasil e muito mais!_00000
Huelva, Espanha

A Península Ibérica (exemplo falho do wellfare state tão bem sucedido de seus vizinhos), agora se mostra disposta a conceder vistos de residência e outra série de facilidades na obtenção da dupla nacionalidade - antes um privilégio guardado à sete chaves - a pessoas corajosas (e loucas) o suficiente para investir dinheiro numa economia quebrada, burocrática, lenta e que só não desaba por conta de muletas assistencialistas governamentais. Este cenário por acaso não te parece familiar? Famílias sobrevivendo de dinheiro público, discussões sobre "politicamente correto", impostos abusivamente altos e trabalhadores com baixos salários reclamando a perda de seus direitos....
(Não, amigo, ainda estamos falando da Espanha)



Reis vem e vão, mas a qualidade da mão-de-obra espanhola continua baixa - talvez soem preconceituosas estas palavras, mas saiba que o ritmo de trabalho do espanhol não é algo lá muito.... esforçado.



Digo pela própria experiência de ter visitado o país, em mais de uma ocasião, e notar ali certas... Como direi? Peculiaridades (principalmente na região de Sevilha, próximo à fronteira com Portugal). Claro que não se pode generalizar todo um contexto social, econômico, político, cultural e pessoal sob apenas um aspecto, portanto deixe de #mimimi, abaixa esse "caps lock" e segue meu raciocínio até o final - antes de dar "rage", reflita.



Não quero discutir sobre o povo espanhol e seus costumes (haverá tempo para isso no futuro), mas expor, com isso, o problema brasileiro.



E, se depender do preço injustificável de alguns imóveis, a tendência é piorar. E muito.


Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #CulturalShock - Castelo de Maqueta, Espanha, São Paulo, Preços de Imóveis no Brasil e muito mais!
São Paulo, onde a moda dos "apertamentos" é influenciada pela péssima infraestrutura urbanística e de transportes

Os empreendimentos imobiliários nacionais tem sofrido severas perdas, enquanto novas leis buscam limitar a altura dos edifícios nas capitais e, assim, mascarar os problemas de Mobilidade Urbana que o Estado sempre negligenciou de maneira (quase) criminosa. Preços altos, informalidade laboral, imóveis caríssimos, violência a níveis de Guerra Civil... Tudo isso contribui para a baixa qualidade de vida.


Voltando à outra ponta do problema, encontramos verdadeiros "Negócios da China Espanha". Com "um pouco" de dinheiro (leia-se alguns milhões), portas se abrem, milagres acontecem, barreiras são estraçalhadas, impedimentos derrubados... Pela quantia certa, você pode morar aonde quiser. Inclusive num castelo. 

Pocket Hobby - www.pockethobby.com - #CulturalShock - Castelo de Maqueta, Espanha, São Paulo, Preços de Imóveis no Brasil e muito mais!_01
Existem imóveis menores (e mais caros!) no Rio de Janeiro...
A temporada de "leilão de passaportes" está aberta, portanto garanta já o seu e tenha certeza que um selo europeu valerá MUITO MAIS que seu passaporte azul. Basta clicar aqui para entender os motivos.


Gostou? Compartilhe!



Posts relacionados









Post Anterior